Embora ache magnifico que se procurem novos talentos, nunca fui apreciador do formato de alguns programas de televisão que sob o pretexto de darem a oportunidade a amadores para mostrarem as suas capacidades, fazem espectáculo da humilhação pública dos que têm menos vocação, ou até a falta da lucidez necessária para perceber que não a têm…
Entretanto ao fazer a minha ronda habitual por dois blogues excelentes, que são exemplos notáveis de intervenção cívica – o “Luís Marques da Silva, Arquitectura” e o “Lesma Morta” encontrei algo que se passou na última quinta-feira na televisão britânica.
Num desses programas Britain’s Got Talent, apareceu uma senhora que foge a todos os padrões habituais, em que se esperam encaixar as aspirantes a “artista”, e a reacção do júri e do público ao vê-la foi, a que é habitual nestes casos.
O vídeo que se encontra disponível no youtube (clicar aqui) dá-nos então uma visão das atitudes que uma situação dessas comporta e dá-nos também uma excelente lição de vida. Dá-nos até bem mais do que isso….

Claro que o que se encontra nesse vídeo não deixou ninguém indiferente. O vídeo foi colocado na internet e em 24 horas já tinha sido visto por 12 milhões de pessoas, Susan Boyle foi hoje entrevistada, via satélite, por Larry King na CNN e Oprah Winfrey também já solicitou a sua presença.
Boyle que está desempregada e que vive numa pequena povoação escocesa em casa de seus falecidos pais, de quem cuidou até à morte, passou do anonimato a notícia de primeira página, quer pelo que aconteceu no programa, quer por depois ter sido divulgado que é virgem e que nunca havia sido beijada por um homem.
Esta mulher, que com toda a simplicidade conseguiu passar a mensagem de que é mais importante o conteúdo do que a embalagem, apenas quis cumprir um sonho que a vida até então a tinha impedido de viver.
Espero que finalmente o consiga!