domingo, maio 06, 2007

o candidato





Na passada semana foi tempo de ir ao teatro Tivoli ver a peça “Sua Excelência O Candidato”.

Apresentada como “uma peça sobre os bastidores da politicagem brasileira, expondo a verdadeira face do poder”, afinal a peça revelou-se como um simples enredo de boulevard, divertido mas sem a profundidade que era publicitada.

Apresentado Gianecchini como interprete central da peça, afinal o actor não foi o foco nem o motor do divertimento que esta peça nos traz.

O conflito central envolve um jovem candidato a um cargo público, Orlando (Reynaldo Gianecchini), cuja amante, Laura (Lara Cordlola) é esposa de Ezequiel (Paulo Coronato), o chefe político que será responsável pela sua escolha.

Junte-se a isso a mãe solteira Marli (Roseli Silva), que depois de dez anos procura o pai da criança, o possível candidato.

Para culminar, acrescente-se um assessor bajulador, Atos (Norival Rizzo), um mordomo-travesti, Eurípedes (Wilson de Santos) e um japonês, Kagashima (Massayuki Yamamoto), líder sindical dos hortifruticultores de Cotia.

Ora é exactamente à volta das personagens do mordomo Euripedes e do assessor Atos que se desenvolvem todas as contradições, confusões, coincidências e enganos de que esta comédia é tecida. E é exactamente do talento dos respectivos actores que o sucesso desta peça vive. Em particular do magnífico Wilson dos Santos.

De facto quer Santos quer Rizzo são óptimos e destacam-se de toda a restante companhia, que apesar de desempenhos correctos, são completamente ofuscados por aqueles seus dois colegas.
Faço uma ressalva relativamente a Yamamoto cujo desempenho, ou por inabilidade sua ou por opção erradíssima do encenador tem um desempenho num registo completamente desfazado de todas as restantes interpretações.

Facto curioso foi verificar que boa parte da assistência era feminina e que não se inibiu de demonstrar que mais do que ver uma peça de teatro foi ver Gianecchini!

Gianecchini fez, no palco, o que lhe competia, bem feitinho… mas sem rasgos… Fora do palco foi o chamariz para uma peça que, talvez sem ele não tivesse nem metade do publico que encheu durante a semana lisboeta o Tivoli.

Do Brasil já nos chegaram coisas mais interessantes… No entanto quem assistiu à peça não deu o tempo por perdido. O riso e a diversão também fazem falta.


Sarko et Sego

Sarko a gagné, Sego a perdu.

Le candidat de l'UMP est élu président de la République

On esperait déjà ça! Et ce soir on voie la joie de ceux que ont gagné autant que l’entusiasme de ceux qui ont perdu!

Au même temps que des milliers crient Victoire dans la Concorde, des autres milliers a la Bastille crient Sarko c’est facho!

On vera ce que ça signifie!

La fin des 35 heures c’est promis! C'est un erreur pour la France! Et c'est un signe trés negatif pour le reste du monde!

L’avance pour l’Europe sans referendum c’est promis! Si ça sera fait ce sera un erreur d’ethique que eloignera plus des citoyens de la politque e de l’Europe.

Mais la verité c’est que Sarkozy a dit tout ce qu’il pense faire! Sur les retraites, sur les fonctionaires, sur le system public de santé! La priorité sera sur le developement des entreprises, sera sur les chifres, sur les statistiques! On aura pas des surprises! Et pour moi ça c’est le plus positif de la campagne e de l’atitud du futur President de la France.

Le future de la France et de l’Europe a monté sur a nouveau degrée ce dimanche….Mais en voyant les partisans de la gauche, on voie que si la bataille est perdu, la guerre ne será pas encore fini…le troisiéme tour a dejá commencé!