terça-feira, abril 07, 2009

L'Aquila

L'Aquila era, até ontem, uma das muitas belas e tranquilas cidades italianas.

Fundada no séc. XIII por Frederico II, um dos mais cultos e reformadores monarcas que dirigiram o Sacro Imperio, viu com o terramoto de ontem, destruído muito do seu património e desaparecer tragicamente muitos dos seus habitantes.



Esta cidade foi, pode-se dizer, uma verdadeira criação daquele monarca, que fez deslocar as populações de 99 lugares diferentes para a povoar.



Como esteio edificador da cidade e simultaneamente como elemento de respeito pelas naturais diferenças, cada um dos 99 grupos populacionais construiu a sua própria Igreja e as suas proprias habitações, e por isso mesmo, durante muito tempo L'Aquila foi conhecida como a cidade das 99 Igrejas.



Apesar de muitos desses templos terem entretanto desaparecido, L’Aquila ("a águia" de Frederico) manteve-se uma cidade repleta de monumentos magnificos e preservou uma zona histórica medieval muito bela.



Ontem infelizmente, muitas marcas da história desse passado grandioso desapareceram e muitas vidas de pacatos habitantes que nela viviam foram ceifadas.



Perante esta calamidade, resta a manifestação solidária de tristeza e pesar por uma perda que não é apenas de Itália, mas sim de toda a Humanidade!