sábado, janeiro 05, 2008

Palácio da Ajuda

Aconselho vivamente uma visita ao Palácio da Ajuda em Lisboa.

Aí poderá encontrar cortinas a cair de podres, mobiliário envelhecido e mal tratado, paredes forradas a tecido esfarrapado, fios electricos e de telefone visiveis na decoração oitecentista e um perfeito ar de abandono e de decadência.

Se gosta de se sentir num país de terceiro mundo, de ter motivos visiveis e palpáveis para se envergonhar de ser português, não deixe de ver este monumento nacional.

Já foi um palácio real, agora é um monumento à incompetência e ao atraso deste pobre país.

Passarão no próximo dia um de Fevereiro cem anos sobre o regicídio... Parece contudo que a matança da nossa história tem continuado ao longo das últimas décadas... Vá ao Palácio da Ajuda e testemunhe ao vivo um crime à nossa memória colectiva...

1 comentário:

  1. Por ocasião da exposição do Hermitage aproveitei igualmente para visitar o Palácio e de facto a miséria é por demais evidente. E quem souber um pouco de inglês ou francês poderá constatar os comentários que são feitos pelos visitantes estrangeiros ao estado degradante das diversas salas, à excepção de umas quantas no piso superior e que só estão recuperadas devido às contribuições mecenas de instituições bancárias, o que poderá contribuir para explicar muita coisa obscura que alegadamente vai ocorrendo no "nosso" mundo finaceiro privado!
    E não se pense que isto é um caso isolado: o estado de perfeito abandono em que se encontra os jardins do Palácio de Queluz são o espelho da sensibilidade que os nossos governantes têm pelo nosso património cultural. Prioridades, dirão uns .... mediocridade, digo eu!!

    ResponderEliminar