domingo, junho 08, 2008

A escolha

Balsemão disse, em tempos, que as televisões tanto podem vender um sabonete como um presidente da Republica e a actual campanha presidencial americana vem dar-lhe toda a razão.

Para se tornarem conhecidos e populares, os políticos vão-se sujeitando e pactuando com todas as formas de fazer política.

Todas as formas de captar atenção vão servindo, para angariar votantes, mesmo as mais inesperadas, quando se promete a diferença na política:



Obama é um político jovem, dotado de forte carisma e de uma excelente capacidade oratória.

Também é um homem muito inteligente!

Transmitindo a imagem de homem sério, que certamente é, não tem contudo, na minha opinião, a experiência política e de vida necessárias a uma verdadeira consistência política presidencial.



Talvez por isso, Obama já tenha afirmado tudo e o seu contrário, sempre com a mesma inabalável convicção e tanto mostrou a sua admiração pelas políticas de Ronald Reagan, como se manifestou aberto e compreensivo para com o actual líder iraniano.

Diz que é diferente e que quer que a política seja feita de forma diferente. Infelizmente, quer os escritos, quer os discursos (cujas traves mestras nem é ele que pensa ou redige), são tão simpáticos, quanto vazios de conteúdo.
Vazios e contraditórios! No entanto simpáticos, e divulgados até à exaustâo pela principais cadeias de televisão!


O que o torna tão atractivo?
Obama ofereceu uma miragem: Um político jovem, teoricamente descomprometido com lobbies, diferente nos métodos e atitudes!


Bom, de políticos que se apregoam diferentes dos outros, alardeando superioridades morais, já todos vimos exemplos, normalmente tristes e decepcionantes e... descomprometido com lobbies?
Bem, olhemos com algum cuidado as listas de doadores e os seus apoiantes financeiramente mais poderosos!

Afinal de onde lhe vêm os apoios mais significativos?
Vêm de David Plouffe (George Soros), Zbigniew Bzrezinski (Rockefeller), Dennis Ross (Jewish People Policy Planning Institute, Trilateral, Bilderberg).

Os americanos que há 8 anos atrás preferiram Bush a um homem como Al Gore, agora possivelmente irão colocar no seu lugar alguém cuja principal experiência política é a de dois anos no Senado!
Alguém que na sua própria autobiografia se mostra deslumbrado com os bastidores de Washington, convicto de ser o “escolhido” e com evidente pressa para ir mais longe!


Por mim, se fosse americano teria preferido Hillary Clinton agora, esperando que dentro de oito anos um Obama mais maduro e experiente tivesse então a oportunidade de chegar à Casa Branca.



Não aproveitar a experiência e as capacidades de Hillary é, quanto a mim, um desperdício absurdo. Mas, com os média, detidos pelos meios financeiros mais poderosos, obstinadamente contra ela e não perdendo uma oportunidade para a diminuir ou a humilhar, o seu destino político estava traçado.

Hillary foi, ainda muito jovem, sensação na Imprensa nacional americana, em 1969, quando ao ser escolhida para fazer o discurso de formatura em Ciências Políticas, na sua Universidade, teve mais de sete minutos de aplausos entusiasmados de toda a plateia, pelas desassombradas criticas que dirigiu ao orador anterior, o senador Edward Brooke.


Considerada como um dos 100 melhores advogados dos Estados Unidos, esteve envolvida desde o tempo de Jimmy Carter na preparação de políticas sociais, a favor das crianças e dos mais pobres, das políticas de ataque ao HIV/SIDA, às políticas de apoio aos professores do ensino público.

Foi no tempo da presidência de Billy Clinton, a responsável pela preparação de um programa que introduziria no país um sistema universal de saúde, que acabou por ser bloqueado no Congresso por influência das poderosas seguradoras, as mesmas que estrategicamente agora apoiaram Barak Obama.


Com várias licenciaturas e doutoramentos em Direito e áreas sociais, uma experiência de quase 40 anos em actividades públicas e o apoio declarado da maior parte dos oficiais generais americanos, após no Senado ter produzido a melhor legislação de regulamentação interna das Forças Armadas Americanas, Hillary Clinton apelou agora ao apoio a Obama, em nome da vitória dos ideais e da unidade do Partido Democrático.

E, tendo em conta os sinais já existentes, o Partido Democrático bem precisa de unidade se quiser vencer McCain.



Esperemos agora que Obama, que tão bem soube aproveitar os apoios que lhe surgiram para que impedisse a nomeação de Hillary Clinton, não seja agora trucidado por esses mesmos interesses ou, pior ainda, deixar-se manipular por eles.

Será importante para o mundo, a vitória e uma boa presidência deste jovem e inesperado candidato.

14 comentários:

  1. Concordo contigo. Obama poderia esperar alguns anos.É jovem, ambicioso e um bom orador. Falta-lhe alguma maturidade. Por estas e por outras, tem de continuar a existir um Dia Internacional da Mulher.

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Caro Amigo.
    O presidente americano tem q ser alguém com um cérebro diminuído.
    O amigo acha q o poder ($) colocaria alguém na CB com um cérebro? Parva é a velha Europa q teima em se chamar velha, e n se vira de costas para o atlântico e não se transforma num novo mundo de prosperidade, progresso e riqueza.
    Abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  3. Amiga Mia
    Acho que só se deveria chegar à Presidência após uma forte preparação e uma grande experiência de vida.
    Tal como a maioria dos não americanos só fiquei a conhecer Hillary após a ida do marido para a Casa Branca.
    Quer pelo trabalho que ela lá desenvolveu, que foi reconhecidamente notável por uns e perigosamente notável por outros, quer pela atitude de extraordinária dignidade pessoal que manifestou aquando dos tristes "afaires" do marido com estagiárias, eu percebi que havia nela algo de diferente e de superior e passei a seguir com mais cuidado a sua carreira, que é de facto reveladora de enormes qualidades, que a qualificam para o cargo.
    Obama parece-me uma figura simpática e é muito dificil não se gostar da sua personalidade, mas mesmo que ganhe a Presidência aos republicanos, e eu espero que sim, acho que muito dificilmente não cairá em armadilhas e muito provavelmente irá ser alvo fácil de interesses demasiado poderosos.
    Deus queira que me engane.

    Amigo Pedro

    Percebo bem o que quer dizer.
    Nada melhor do que um comparsa, como Reagan, ou o Bush pai, ou um tonto como o Bush filho, ou então alguém, que apesar de ser inteligente, não tem a minima experiência e pode ser manipulado com facilidade.
    Convém sempre é que seja um instrumento útil dos interesses financeiros.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Com Senso
    Há muito tempo que me desgostei de política. Acho que tomei uma dose exgerada, quase uma overdose -:))), e fiquei vacinada. Mas gosto de saber o que se passa, e sempre que posso dou as minhas ferroadazitas... (oportunidades não faltam).
    No caso concreto dos Estados Unidos só posso dizer que tive muita pena que a Hilary perdesse. Tenho muita família a residir lá, vou lá com alguma frequência (a última vez foi no verão passado, Julho e Agosto) e todos estávamos torcendo pela Hilary.
    Os deuses não quiseram, aguardemos
    para ver o que o futuro lhes reserva.
    Beijos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  5. Mais um post com a qualidade a que nos habituaste. Subscrevo o que dizes. Também comecei a apreciar Hilary pelo seu comportamento aquando da presidência do marido e dos seus affaires que geriu de forma exemplar. Mas as mulheres, meu amigo, ainda têm um longo percurso a fazer para atingir essa igualdade de que se fala mas que não existe.E a prova ficou à vista. Espero que Obama não perca o saber, a experiência, a inteligência da Senhora Clinton e a convide para vice.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Amiga Mariazita

    Infelizmente a política vai-se tornando algo de tão pouco digno que o que apetece mesmo é afastar-nos.
    Eu, que já fui um idealista e que participei de forma activa em actividades politicas, tenho, a pouco e pouco, ficado cada vez mais desinteressado e só ainda não me desinteressei por completo, porque entendo que se a deixarmos exclusivamente entregue a oportunistas e aproveitadores, ainda vai ser pior para nós.
    Acho um erro histórico o Partido Democrático ter deixado para traz alguém como Hillary Clinton.
    Depois do Povo Americano ter preterido Al Gore em favor de Bush, mais esye absurdo acontece... e o pior de tudo é que o que se passa na América acaba por ter reflexos em toda a parte...
    Um beijinho com amizade

    ResponderEliminar
  7. Amiga Sophiamar

    Também gostaria de ver Hillary em Vice-Presidente, mas temo que tal não venha a acontecer, acho mais provável vir a ser escolhido um apoiante de Hillary, um Governador, por exemplo o Ed Rendell da Pensilvânia ou um outro qualquer que tenha prestigio no circulo de Hillary e a obrigue a comprometer-se...
    Em contrapartida, o McCain se for esperto irá escolher uma senadora ou uma governadora republicana para Vice, para captar os votos femininos descontentes com a escolha de Obama...
    Estou muito curioso, com toda esta confusa história...
    Um beijinho com amizade

    ResponderEliminar
  8. Genial Amigo:
    Perante uma narração verdadeiramente espectacular e mesmo brilhante que efectuou, queria referir-lhe apenas alguns aspectos que me sugere dizer:
    Também tenho a minha predilecção pela candidata Hillary Clinton.
    Deve possuir a experiência e sensatez, mais amadurecida e experiente para governar um povo como o complexo e exigente País que é a U.S.A.
    Tem grandes desafios pela frente e só uma acção sobriamente aceite e decisiva poderá colmatar as desajustadas tomadas de posição de um desencantado Bush a que irá suceder caso vença.
    A política quer-se de carácteres fortes, consolidados, imediatos nas decisões convictas e coerentes para crédito da população.
    Obama é tão jovem, imbuido de ideais descaracterizados e inexperientes que poderiam levar ao povo americano decisões precipitadas e incoerentes.
    A política serve os interesses de homens ambiciosos, mas não se compadece com as as asneiras verificadas.
    Um poder forte, baseado na autoridade que expressa segurança e convicção nos actos assumidos será psicologicamente de uma posição de eleição e escolha populares.
    Fiquei fascinado pelo seu talentoso poder de expressão e análise política.
    Parabéns. Um belo texto e um conjunto de sensatas opiniões de um valor indescritível de valor e admiração da minha parte.
    Adorei! Muito bem.

    Abraço amigo de grande estima e respeito sinceros.
    Sempre a lê-lo atentamente

    pena

    ResponderEliminar
  9. Não tenho vocação para política, mas aprecio um bom texto que seja conciso, esclarecedor e bem escrito!
    Foi isso que encontrei ao ler este seu apontamento sobre algumas das personalidades candidatas à presidência dos Estados Unidos!
    Por isso, os meus Parabéns!
    O meu bem-haja pela visita ao meu espaço e pelas palavras tão emocionados que expressou em relação a MLK.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  10. Boa resenha da situação. Creio que ele vai mesmo ser trucidado, a não ser que cumpra as regras do jogo viciado mas instituído.

    ResponderEliminar
  11. Participo, a partir de ontem, num blog colectivo.Passa por lá. Deixo-te o link mas encontras o selo no template do meu blog.
    http://adlibitum2008.blogspot.com/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Eu devo confessar que no início da campanha dos democratas estava mais inclinado pela Senadora Clinton, que me habituei a admirar pela forma inteligente com que soube gerir alguns momemtos dificeis da vida presidencial do seu marido; mas a forma muito especial de ser e principalmente de estar de Obama foi-me progressivamente seduzindo e levou-me a optar pela sua escolha para liderar a luta, que se adivinha dificil, para alterar comportamentos altamente preocupantes do actual ocupante da Casa Branca.
    Só uma forte união entre os democratas, com Hillary como vice-presidente levará de vencida o "terceiro mandato" de George W. Bush, travestido de McCainn.
    A escolha da liderança americana, infelizmente não nos pode deixar indiferentes...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  13. Caro Amigo "Pinguim"
    Como diz, muito acertadamente, a escolha do presidente americano, não nos pode deixar indiferentes, pois as políticas americanas acabam por influir em todo o mundo.
    Só espero mesmo é que a escolha do próximo inquilino da Casa Branca não venha a ser uma desgraça tão grande para o mundo como foi a do GWB.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Salvé!
    ~Passei de novo pelo seu blog e li atentamente este post sem interferências de outros comentadores, apraz-me dizer o seguite:
    estamos nos finais dos tempos e tudo se cumprirá a preceito como noutras épocas mais remotas.
    A saber: há famílias "poderosíssimas" que são denominadas nos meios que não têm a ver com política, ou outras que tais, como sendo os ILLUMINATIS. Dias chegarão em que eles...os que já dominam o mundo nos bastidores, saltarão para a ribalta...e tudo se vem compondo. O patrão da Windows, por exemplo para além de outras coisas, já mandou fazer uns tantos bunkers onde figuram milhares de espécies em desenvolvimento in vitro e não só, cuja finalidade será abastecerem-se quando a guerra dos vírus chegar - como eu lhe chamo.
    E isto não são apenas informações correntes na net...há livros publicados - outros nao autorizados - mas, para quem se interessa por este tipo de conhecimento, e percebe um pouco do que está para além da matéria, sabe que esta gente está envolvida até ás últimas consequências.
    O presidente da futura América será pois uma marioneta e não apresentará nada de novo, a não ser fogo de atifício, como convém ás massas que gostam de se iludir. Outras forças que subtilmente, estarão por detrás, desafiarão quem quer que seja, dando a imagem que tudo irá correr ás mil maravilhas e, tanto os americanos como o resto do mundo, finakmente verão a paz e a abundância, a justiça justa, enfim... os males sanados. E, lógicamente, o resto do mundo seguirá a reboque. conclusão o mote é: retorno ao paraíso!
    Desengane-se quem assim pensar. Nada vai melhorar no terreno...porque só alguns detêm o Conhecimento - que não o que vem nos jornais, ou o que se aprende nas universidades.
    As guerras, os atentados, os vírus as pestes, os desastres ecológios ec.etc.etc. vão continuar a ser palco, e piorarão. O novo presidente dos EUA, vai dar-nos a imagem do salvador do mundo...a igreja católica - doutrina de maior vulto mundial, será outra potência aliada.
    A partir deste cenário...será melhor preparar os coletes á prova de bala e tomar todas as vacinas possíveis e imaginárias senão...

    Meu caro In-Senso, estaremos todos cá para ver o desenrolar da situação. O aumento do petróleo e a crise que ainda se vai instalar - porque o que está a viver-se é uma história para crianças, ainda - foi o 1º sinal da época áurea dos Illuminati e ao mesmo tempo do fim deste mundo. E dias chegarão em que as pessoas têm dinheiro e não têm o que comprar para comer.

    A propósito recomendo-lhe a leitura de algumas obras entre elas "O livro da serpente" escrito por um colega meu da Comunicação Social que dá pelo nome de Vitor Mendanha. De referir que ele é muito mais que um escritor e escreve como de ficção se tratasse mas....não é - nem ele é apenas um mero jornalista reformado...
    Deixo-o com este meu lençol de letras. E creia que sou uma pessoa lúcida. Não tomo drogas - leia-se comprimidos químicos, sequer para qualquer dor de cabeça que nem sei o que isso é - ao contrário da maioria do mundo, e em especial Portugal que é tido como um dos primeiros, senão o maior consumidor de anti-depressivos e ansiolíticos, em toda a Europa. É óbvio que pessoas como eu e outras tantas, somos: anormais e desconexas e outros epítetos mais.
    Enfim...
    cEu continuo na Pax, dançando, tratando dos meus animais e sorrindo para o SOl agradecendo cada dia e tudo o resto.

    Sempre a considerá-lo
    Mariz
    Resto de férias felizes.
    Ah! se puder de alguma forma e pelo que estudei e ultrapassa as medicinas convencionais, mas de auto-conhecimento, talvez possa ajudar nas sua preocupações que deve ter quando chegar - pelo menos foi o que li por aí, casualmente. Estou cá para qualquer tipo de SERVIÇO, ao abrigo do CORAÇÃO!

    Adianto que "pré-ocupação", é manter a mente préviamente ocupada. Soluções para os problemas, chegam na hora e momento certos, e escutando a voz do silêncio e entgregando ao PODER MAIOR....caso se manifestem no perreno, porque se forem apenas falsos alarmes em que a mente é exímia em tesar as nossas inseguranças, medos, nervos, etc. então aí é paa não dar ouvidos e mandar tudo á fava!
    Isto foi apenas uma dica!
    Caso não credite em nada...acredite em si porque queira ou não hà uma Luz que brilha dentro e da qual não pode dissociar-se!
    O que acabei e escever não é ficção ou demagogia, porque é sempre assim que actuo. entrego e descanso...o tempoencarrega-se de me desfazer os problemas e o que parecia uma bomba de neutrões não passa de um estalinho de carnaval!

    ResponderEliminar