L'Aquila era, até ontem, uma das muitas belas e tranquilas cidades italianas.
Fundada no séc. XIII por Frederico II, um dos mais cultos e reformadores monarcas que dirigiram o Sacro Imperio, viu com o terramoto de ontem, destruído muito do seu património e desaparecer tragicamente muitos dos seus habitantes.
Esta cidade foi, pode-se dizer, uma verdadeira criação daquele monarca, que fez deslocar as populações de 99 lugares diferentes para a povoar.
Como esteio edificador da cidade e simultaneamente como elemento de respeito pelas naturais diferenças, cada um dos 99 grupos populacionais construiu a sua própria Igreja e as suas proprias habitações, e por isso mesmo, durante muito tempo L'Aquila foi conhecida como a cidade das 99 Igrejas.
Apesar de muitos desses templos terem entretanto desaparecido, L’Aquila ("a águia" de Frederico) manteve-se uma cidade repleta de monumentos magnificos e preservou uma zona histórica medieval muito bela.
Ontem infelizmente, muitas marcas da história desse passado grandioso desapareceram e muitas vidas de pacatos habitantes que nela viviam foram ceifadas.
Perante esta calamidade, resta a manifestação solidária de tristeza e pesar por uma perda que não é apenas de Itália, mas sim de toda a Humanidade!
Há 14 anos
Estive em L'Aquila em 1990, quando fiz uma viagem de carro por Itália; tenho ideia de uma cidade bonita, não deslumbrante, e que foi o único ponto que justificou uma paragem no trajecto de Roma até ao Adriático; está situada numa região pouco populosa e montanhosa, mas a cidade em si foi bastante interessante de visitar.
ResponderEliminarOs tremores de terra sempre me apavoraram, pois sinto-me indefeso...
Abraço.
Bem-hajas, amigo, por teres trazido informação a propósito da cidade medieval que ontem foi flagelada por um terramoto que levou centenas daqueles que ajudaram a conservar um património tão importante. E como dizes não é só a Itália que perde. Somos todos nós! Uma perda irreparável!
ResponderEliminarBem-hajas!
Beijinhos
p.s. Século XXIII? XIII?
Por detrás de uma tragédia estão pessoas e está a história.
ResponderEliminarFoi bom saber um pouco mais desta cidade do que apenas os frios números e as tristes imagens apresentadas nos noticiários.
Abraço!
Amigo Pinguim
ResponderEliminarA Itália é de facto um país espantoso, com cidades belíssimas, que merece ser visitado alguma calma.
Conheço Roma e Florença, mas gostaria de um dia poder ver tudo com mais calma pois sei que muitas e muitas coisas belas há para visitar.
Os tremores de terra principalmente para nós lisboetas, deveriam merecer uma grande atenção, pois todos nós sabemos que um grande abalo sismico nesta zona é apenas uma questão de tempo.
Esperemos nunca ter que passar aqui pelo que L'Aquila está passando agora.
Um abraço.
Amiga Isamar
ResponderEliminarEstes fenómenos de destruição de vidas e de património causam-me sempre muita impressão e acho que merecem ser reflectidos aqui em Portugal, dado também nós vivermos numa zona sismica.
E tens toda razão, cara amiga, Frederico II foi imperador no passado século XIII, pois quanto ao futuro século XXIII sabe Deus o que acontecerá... Agradeço o reparo e já corrigi o lapso.
Um beijinho com amizade.
Caro Amigo Sócrates.
ResponderEliminarTens toda a razão. Certamente que quando os habitantes de L'Aquila se deitaram na noite de domingo para segunda nunca lhes passaria pela cabeça o que lhes estava para acontecer.
Estudantes que se deitaram a pensar nos trabalhos de férias e como as iriam aproveitar.
Mães de família que se deitaram a pensar na organização para a semana que aí vinha.
Trabalhadores que reflectiam sobre os afazeres que os esperavam no dia seguinte.
Muitos deles não chegaram a sair das suas camas e lá terão partido para sempre. Outros ainda se terão apercebido com horror de que o mundo estava a desabar, literalmente, sobre as suas cabeças.
Muitas famílias desfeitas, pessoas que nunca mais serão as mesmas. Uma tragédia, aqui tão perto e tão possível de se dar por estes lados também. Por isso me impressiona tanto!
Um abraço.
Meu caro amigo
ResponderEliminarDas coisas que a Natureza nos "oferece", não gosto de dias cinzentos, sem sol; tenho medo de furacões, chuva a ponto de provocar cheias: tenho PAVOR de tremores de terra.
É daquelas situações em que nada se pode fazer, não há para onde fugir, enfim, não há como escapar.
Dei um passeio bastante grande por Itália (2 semanas), mas não conheço L'Aquila.
Pela descrição que o amigo faz imagino que deveria ser uma cidade riquíssima em património cultural.
Com certeza, agora perdeu-se grande parte. Mas mais lamentável do que isso (são apenas bens materiais...) é a perda de tantas vidas humanas.
A Natureza parece estar a revoltar-se. E nós bem sabemos que tem inúmeras razões para isso.
Desejo-lhe uma boa Páscoa, tanto quanto possível.
Beijinhos com amizade
Mariazita
Não conhecia esta sítio da Itália que no entanto gosto muito. Foi pena saber dela nestas circunstâncias. Obrigada por nós deixar imagens desta bela vila que passou por esta tragédia.
ResponderEliminarDesejo-te um Páscoa Feliz !
Beijinhos da
Verdinha
Meu querido amigo
ResponderEliminarVeja o que venho trazer-lhe...
Minha mensagem de Páscoa
Que o domingo de Páscoa seja muito bom, e, se possível, ao lado das pessoas a quem você quer bem.
A Páscoa comemora a ressurreição de Cristo, o seu renascimento.
Por isso nada melhor do que aproveitar este domingo para reflectir, fazer o levantamento da vida para saber se é necessário recomeçar.
Porque, Páscoa é isso, é o momento de renascer - seja para o novo modo de vida, para o amor, para amizade…
Que para nós seja o renovar de amizade, são os meus votos.
Beijinhos
Mariazita
A natureza é cruel, muitas vezes. Só resta, como tu dizes, cuidar do que restou, chorar as vítimas e dar a mão a quem ficou sem nada...
ResponderEliminarMeu caro amigo
ResponderEliminarVenho agradecer a sua visita e comentário a Anita.
Obrigada pelas suas palavras tão lindas!
De facto...o coração tem razões que a razão desconhece! E por vezes o Amor acontece em circunstâncias tão estranhas que nos deixa boquiabertos. Mas acontece...
Feliz Páscoa.
Beijinhos com amizade
Mariazita
Tempo de meditar, de buscar,de agradecer, de plantar.
ResponderEliminarTempo de abrir os braços, de abrir as mãose de ser mais irmão.
Francês
JOYEUSES PÂQUES
Tcheco
VESELE VANOCE
Alemão
SCHÖNE OSTERN
Espanhol
FELICES PASCUAS
Italiano
BUONA PASQUA
Macedônio
SREKEN VELIGDEN
Inglês
HAPPY EASTER
Grego
KALO PASKA
Chinês
FOUAI HWO GIE QUAI LE
Árabe
EID-FOSS'H MUBARAK
Croata
SRETUN USKRS
Húngaro
BOLDOG HUSVETI UNNEPEKET
Polonês
WESOLYCH SWIAT
Sueco
GLAD PASK
Holandês
GELUKKIG PAASFEST
Norueguês
GOD PASKE
Turco
MUTLO (eller Hos) PASKALYA
FELIZ PÁSCOA
NAUMON