quarta-feira, abril 15, 2009

Novidades do Brasil

Venho hoje dar nota que iremos ter na capital portuguesa, entre outros, três espectáculos vindos do país irmão e que merecem alguma atenção:

O primeiro a chegar será a peça “O Homem Inesperado” da já consagrada autora francesa Yasmina Reza.

De hoje até 3 de Maio o casal de actores Nicete Bruno e Paulo Goulart estarão entre nós no Teatro Tivoli representando uma peça que foi já sucesso nos palcos das principais cidades do mundo.



A peça traz-nos a história de uma mulher que inesperadamente tem, numa viagem de comboio entre Paris e Frankfurt, como companheiro de viagem, o seu escritor predilecto.

Apesar de sozinhos no mesmo compartimento, nenhum se atreve a entabular conversa com o outro e apenas vamos sabendo o que o vai fluindo no pensamento de cada um.

Pensam na vida, nos sonhos realizados e desfeitos e das alegrias e tristezas que a existência comporta e pensam no companheiro de viagem, tentando desvendar que pessoa verdadeiramente estará na sua frente.

Vamos percorrendo, com as personagens, os anseios de dois seres, já com muitos anos de vida, e que se encontram ambos à beira da solidão.



Segundo rezam as crónicas de São Paulo e do Rio de Janeiro as interpretações dos actores estão à altura da sensibilidade e da qualidade do texto.

Trata-se de uma tarefa algo complicada, pois este é um texto que serviu já grandes actores: Alan Bates protogonizou-o em Londres e Nova Iorque e Phillipe Noiret em Paris.

Veremos o que nos traz este nosso conhecido casal de simpáticos actores, que aos 76 anos vêm fazer uma aposta arriscada a Lisboa, já que não está a haver qualquer promoção publicitária do seu espectáculo.



Com grande curiosidade também aguarda-se a chegada do musical de Chico Buarque Gota d’Água, que percorrerá o país, apresentando-se no CCB de 6 a 9 de Maio.

Gota D'Água" tem a actriz Izabella Bicalho como protagonista.

O nome Izabella Bicalho pode não dizer muito aos espectadores portugueses, mas aos que eram criança nos idos anos 80 lembrar-se-ao dela como a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo.




Entretanto Izabella cresceu e tornou-se, segundo as criticas do lado de lá do Atlântico, numa actriz magnifica e numa excelente cantora.

Cito agora o JN de 16 de Março último:

A origem deste musical remonta a 1975, quando Chico Buarque e Paulo Pontes adaptaram a tragédia "Medeia", de Eurípedes, à realidade brasileira, dominada pela censura federal e repressão ideológica.

Com uma grande carga poética, o espectáculo emocionou na altura a crítica e o público, tornando-se um grande sucesso no Brasil.

Passados 30 anos, o espectáculo foi apresentado numa abordagem contemporânea, com novos arranjos musicais, tendo recebido vários prémios no país, tendo estreado no Rio de Janeiro em 2007.

Nesta nova versão, a personagem feminina, Joana, é uma mulher batalhadora que vive nos subúrbios de uma grande cidade brasileira, a Vila do Meio-Dia, e que um dia é abandonada pelo marido, que a troca por uma mulher muito mais jovem e rica, filha de Creonte.

Enquanto a mulher fica destroçada pela dor da traição, Jasão, o ex-marido, vive dias de felicidade ao lado de Alma, desfrutando do sucesso do samba "Gota D'Água", que não pára de passar nas rádios da cidade”


Entretanto para quem conhece Medeia, é sabido que a história acabará por ter um final extremamente dramático. Final que se repete nesta Gota d’Água.

Em 1975 a peça foi protagonizada pela grande Bibi Ferreira. Agora teremos Izabella Bicalho, e ao deixar aqui algumas imagens do espectáculo, perceber-se-á que a escolha da antiga “Narizinho” foi igualmente notável, apesar do som e da imagem obtidos por telemóvel serem infelizmente pouco adequados.



Por último gostaria de assinalar o regresso a Lisboa de Edson Cordeiro, que no próximo dia 14 de Maio estará de novo em Lisboa, desta vez no auditório dos Oceanos.

Cordeiro que continua a ser um sucesso em todas as suas apresentações terá desta vez como acompanhantes o terceto de jazz Klazz Brothers.

Para quem não conhece este contratenor brasileiro, direi que ele é perfeitamente eclético, indo da canção popular brasileira à Ópera, passando pelo Jazz.

Raramente Edson Cordeiro deixa os espectadores indiferentes.

Deixo aqui uma sua interpretação de uma ária da Ópera Rei Artur de Purcell, filmada o ano passado num espectáculo realizado em Berlim. Espero que gostem!

7 comentários:

  1. Meu caro amigo
    Estou assim como que meio inebriada com o final do seu post - a ária de Rei Artur, na voz de Edson Cordeiro.
    Fiquei encantada! Não o conhecia, mas vou procurar músicas dele para me deliciar. Uma voz fabulosa, com uma amplitude invulgar.
    Obrigada por me ter proporcionado conhecê-lo.
    Eu já nem me lembrava bem como são ricos de informação, os seus posts!
    Graças a Deus que voltou!

    Gosto imenso de teatro - dum modo geral de espectáculos ao vivo, mas sobretudo teatro.
    Vou ver se não perco estes dois espectáculos de que nos fala, que me parece que vão ser muito bons.

    Apenas uma pequena nota ao seu comentário no meu blog, que agradeço:
    Eu também não sabia que havia um "Dia do beijo"; acho é que devia ser toos os dias...

    Até breve.

    Um beijo de amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  2. Amigo In-Senso,

    Ontém excedi-me um pouco e tive receio de ser mal interpretada. Não queria parecer a estrangeira a criticar os portugueses porque sinto-me 75% portuguesa por viver aqui ha muuuuuuuitos anos e por ter sido sempre muito bem acolhida e gostar imenso dos portugueses, alias tenho a nacionalidade portuguesa sendo casada com um português !
    Tens perfeitamente razão em relação ao lixo que se encontra nas grandes cidades na Bélgica e agora até nas pequenas cidades mas as exigências das recolhas do lixo - só 1 vez por semana e em sacos próprios custando €1 , sem falar das taxas e sem ter os contentores à porta como aqui em Portugal - sem ter as condições adequadas fazem com que as pessoas já não têm respeito e deixam o lixo espalhado por aí. Ainda falei nisto a umas amigas portuguesas hoje. Os portuguesas reciclam o lixo por vontade própria enquanto os belgas são obrigados sem ter as condições necessários para isto ! Imagina os velhotes de 89 e 90 anos como os meus pais a terem que arrastar os sacos do lixo de 1 semana para os deixarem no passeio na véspera do dia da recolha e como os sacos são caros, tentam enchê-los o mais possivel e não podem fazer kms a pé (já não podem direito de conduzir 1 carro) para ir depositar as garrafas no contentor próprio! Nem tudo é rosa, não !

    Beijinhos da

    Verdinha

    ResponderEliminar
  3. Sim senhor, boas notícias do país irmão; da peça do casal (na vida real também) de meia idade ainda não tinha ouvido falar, mas são dois excelentes actores e certamente valerá a pena; já o musical do Xico está a ser publicitado na Tv e é certamente muito bom.
    O Edson Cordeiro, fui vê-lo ao S. Luís e é imperdível - fabuloso!
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. O autor do poema constante do meu post “BEIJOS”, Humberto-Poeta, publicou nos comentários um segundo agradecimento aos comentadores.

    Como no mesmo é referido o teu nome, se quiseres vai ler o agradecimento do Poeta.

    Um grande beijinho
    Mariazita

    PS - EU TAMBÉM AGRADEÇO A TUA PRESENÇA.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro amigo
    Por agora venho apenas agradecer o seu comentário a Anita.
    É bem como diz - há muitoa casos assim. Eu conheço alguns...
    Algumas vezes, tornam-se do conhecimento geral; outras, poucas, ficam no
    segredo dos deuses. Mas que existem...existem!

    Bom fim de semana.

    Beijinho com amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  6. Excelentes sugestões culturais nos dás, obrigada! Da peça não tinha conhecimento, a "Gota d'água" já estava na agenda, e a voz de Edson Cordeiro não se pode perder...:))

    ResponderEliminar
  7. Um post à brasileira. Não há como não sentir-se orgulhoso em tomar conhecimento dos nossos espetáculos em terras d'além mar.
    Em tempo passado, assisti ao "Gota D'Água", e recomendo, é muito bom. Quanto ao "Homem Inesperado", ainda não chegou à minha cidade, Salvador, na Bahia.
    Um abraço e boa semana!

    ResponderEliminar