quarta-feira, abril 22, 2009

O Preço



Como foi noticiado por vários órgãos de comunicação social, a Câmara de Santa Comba Dão resolveu incluir no seu programa comemorativo do 25 de Abril a “Inauguração da Requalificação do Largo António de Oliveira Salazar….”




O senhor Presidente da Câmara de Santa Comba Dão diz que se trata de um acto sem qualquer significado político, havendo apenas uma mera coincidência de datas.

Trata-se obviamente de uma patetice feita claramente com intuitos provocatórios!

Talvez convenha então lembrar duas coisas bem simples:

A primeira é que se quiséssemos encontrar um exemplo de tolerância e superioridade cívica do regime democrático saído do 25 de Abril, a simples possibilidade de realização deste acto, em que está implícita uma homenagem a Salazar, seria decerto uma escolha evidente. Uma escolha triste, mas significativa do respeito que a Democracia tem, até pelos seus maiores adversários!

Decerto que o senhor Presidente da Câmara de Santa Comba Dão saberá bem que tipo de “homenagens” Salazar reservava aos seus adversários políticos!

A segunda, é que um político, um qualquer político, seja de esquerda ou de direita, deve ter uma atitude adulta e responsabilizar-se pelos actos que pratica. Se quer marcar uma posição contrária ao 25 de Abril que o faça frontalmente e tenha a coragem de assumir as suas ideias e os seus objectivos. É isso que o povo, que elege um político, espera dele e não provocações infantilmente encobertas que só desprestigiam e menorizam a política.

Isto é demasiado pequenino, pateta e patético, mas é simultaneamente revelador da qualidade do poder local que temos

E infelizmente esta falta de qualidade está espelhada de norte a sul do País, e espalhada de um lado ao outro do espectro político.

Recordo um outro facto, que na altura em que ocorreu não tomei conhecimento e só resolvo falar dele agora, porque me parece igualmente grave e... mais vale tarde do que nunca.

Em Fevereiro de 2008 passaram 100 anos do regicídio. A Câmara Municipal de Castro Verde achou por bem, para assinalar o facto, homenagear um dos regicidas, natural desse concelho.

Homenagear um assassino? Será que a Câmara Municipal de Castro Verde se deu conta do sinal que transmitiu com essa atitude? Será que para a Câmara Municipal de Castro Verde o assassinato é um instrumento político válido? Será que para este município alentejano a distância histórica valida o princípio de que os fins justificam os meios?



A Democracia, com a Liberdade que comporta, tem a virtude de revelar a nossa verdadeira natureza. Neste caso a verdadeira qualidade dos nossos autarcas!

Da patetice à perfeita inconsciência, parece que temos de tudo nas autarquias do nosso país. Este é, afinal, o preço que temos de pagar para hoje podermos falar à vontade, para podermos manifestar livremente as nossas opiniões, para podermos escolher (mal ou bem) o nosso destino colectivo!

Creio que, apesar de tudo, é um custo que vale a pena suportar. Pois só a Liberdade dá a completa dignidade a que qualquer ser humano, a que qualquer povo tem direito! E a nossa dignidade não tem preço!

Só por isso o 25 de Abril já valeria a pena!

8 comentários:

  1. Uma coisa é ensinar os factos, as personagens e as referências históricas. Afinal somos a continuação de uma corrente de acontecimentos e é bom conhecê-los o melhor possível para entendermos o presente; outra coisa é "homenagear", quase honrar ou "glorificar" quem ou o que não o merece. Enfim... coisas!

    Muito bem lembrado o assunto.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo
    Apetecia-me dizer: a política anda tão por baixo que dificilmente algo a poderá minorizar...
    Por este caminhar chegará o dia em que festejamos o aniversário do Hitler!
    Conheço, sou amiga, e nos tempos do PREC convivi bastante com, alguns adversários políticos de Salazar, que lhe conheceram as "carícias", em Caxias e Peniche.
    Foi certamente o que faltou a quem agora o quer homenagear, ainda que dissimuladamente, o que é pior ainda, porque revela hipocrisia, falta de diginidade, e cobardia em assumir os própriios actos.

    O 25 de Abril está à porta. Tenciono fazer uma postagem nesse dia, fugindo aos dias habituais de postar.
    Mas a data merece!

    Um resto de dia feliz.

    Beijinhos com amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  3. Amigo, fico sem palavras para comentar aquilo que considero desmandos de quem tem o poder nas mãos. E democraticamente concedido para mais espanto.

    Não deixemos murchar o cravo que Abril fez florir.

    Bem-hajas!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Querido Con senso
    Que bom que entende a situação da Anita.
    Senti-me na obrigação de pôr aquela Obs. no início porque há pessoas que, talvez por convicções religiosas ou conservadorismo, não aprovam - pior, não entendem - este tipo de relacionamento.
    Também a mim me custa aceitar que em pleno século XXI ainda exista o celibato para os padres católicos.
    O resultado, como muito bem sabemos, é haver tantos filhos "sem pai" já que eles os não podem reconhecer.
    Mas, como o amigo muito bem diz, essa conversa daria pano para mangas...
    Ficará para outra oportunidade.

    Um bom resto de tarde.

    Um beijinho amigo
    Mariazita

    PS - AINDA NÃO CONHECE O MEU BLOG "HISTÓRIAS DE ENCANTAR". ONTEM PUBLIQUEI LÁ UMA HISTÓRIA QUE ACHO MUITO BONITA. NÃO QUER IR LÁ CONFERIR? P'RA VER SE O SEU GOSTO COINCIDE COM O MEU...

    ResponderEliminar
  5. Absolutamente pertinentes as duas observações acerca das homenagens autárquicas que referes.
    Afinal, e salvo honrosas excepções, o país tem os autarcas que merece; que vergonha!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. amigo,

    «roubei» o seu cravo...

    viva o 25 de Abril!

    um abraço.

    ResponderEliminar
  7. É difícil exercer a liberdade. Com responsabilidade e em plena consciência. Mas é o nosso maior bem...
    Defendamo-la, sempre!
    VivAbril:))

    ResponderEliminar
  8. É tempo de choro e ranger de dentes, caro amigo. E nestes tempos nebulosos, para muitos, é tempo de se difundir a vocação irresistível ao fascismo que dormitava em algum lugar de suas mentes.
    Um abraço!

    ResponderEliminar