domingo, abril 19, 2009

vencer o preconceito

Hoje vou falar de algo que possivelmente toda a gente já viu e comentou mas de que eu, como ando desatento, só anteontem me dei conta.

Embora ache magnifico que se procurem novos talentos, nunca fui apreciador do formato de alguns programas de televisão que sob o pretexto de darem a oportunidade a amadores para mostrarem as suas capacidades, fazem espectáculo da humilhação pública dos que têm menos vocação, ou até a falta da lucidez necessária para perceber que não a têm…

Entretanto ao fazer a minha ronda habitual por dois blogues excelentes, que são exemplos notáveis de intervenção cívica – o “Luís Marques da Silva, Arquitectura” e o “Lesma Morta” encontrei algo que se passou na última quinta-feira na televisão britânica.

Num desses programas Britain’s Got Talent, apareceu uma senhora que foge a todos os padrões habituais, em que se esperam encaixar as aspirantes a “artista”, e a reacção do júri e do público ao vê-la foi, a que é habitual nestes casos.

O vídeo que se encontra disponível no youtube (clicar aqui) dá-nos então uma visão das atitudes que uma situação dessas comporta e dá-nos também uma excelente lição de vida. Dá-nos até bem mais do que isso….



Claro que o que se encontra nesse vídeo não deixou ninguém indiferente. O vídeo foi colocado na internet e em 24 horas já tinha sido visto por 12 milhões de pessoas, Susan Boyle foi hoje entrevistada, via satélite, por Larry King na CNN e Oprah Winfrey também já solicitou a sua presença.

Boyle que está desempregada e que vive numa pequena povoação escocesa em casa de seus falecidos pais, de quem cuidou até à morte, passou do anonimato a notícia de primeira página, quer pelo que aconteceu no programa, quer por depois ter sido divulgado que é virgem e que nunca havia sido beijada por um homem.

Esta mulher, que com toda a simplicidade conseguiu passar a mensagem de que é mais importante o conteúdo do que a embalagem, apenas quis cumprir um sonho que a vida até então a tinha impedido de viver.



Espero que finalmente o consiga!

10 comentários:

  1. O Luis e Lesma Morta são de facto dois blogs impressivos, por diferentes motivos.

    O que escreves sobre a Susan Doyle de facto ja quase toda a gente comentou, mas é verdadeiramente uma lição de vida e de humildade para os pretensos sábios, avaliadores de capas. Somos tão mais do que mostramos...

    Aquele abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Em relação a programas deste tipo, prezado amigo, de sucesso em muitos países, inclusive aqui no Brasil, sou, sempre, derrotado pelo preconceito. Não assisto em nenhuma hipótese.
    Lamento a situação desta senhora, a qual, teve os seus quinze minutos de fama na aldeia global, no entanto, é muito claro o caráter de atração zoológica impingido por tal programa a esta senhora e quase todos os outros candidatos a ídolos.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais um grande obrigado pelas palavras que dedica ao meu blog, extensivas ao Daniel Silva. O caso de popularidade que Susan Boyle alcançou foi tal que, somando os vários filmes que lhe foram dedicados na sua performance, estes alcançaram o maior recorde de sempre de visitas ao youtube, de tal maneira que este se viu obrigado a retirar do ar pois ameaçavam o servidor.
    É de facto uma lição que mais uma vez nos mostra que não devemos julgar o livro só pela sua capa.

    Abraços

    Jorge Santos Silva

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo amigo
    não vou falar da prestação de Susan Doyle, pois já foi vista e ouvida "por todo o mundo"; apenas referir a sua maneira de ser, a sua forma de viver e acima de tudo o "aproveitamento" imediato e quase sufocante dos media, que tanto constroem mitos, como depressa os abatem...
    Que a Susan consiga ser ela e passar incólume no meio deste "vulcão" que a sua magnifica prestação despoletou.
    Abraço...e mantém-se o combinado, ok?

    ResponderEliminar
  5. Para além da reviravolta que esta magnífica mulher deu à vida dela, pode ser que altere algo nesses tais programas televisivos e nos preconceitos sociais...
    Para já, admiremo-la pela coragem

    ResponderEliminar
  6. Ao que tudo indica...nasceu uma estrela!
    De facto Susan Boyle é dona duma voz fabulosa.
    Oxalá ela consiga manter a calma e saber o que mais lhe convém, para que a sua fama não se esfume sem daixar rasto. Já tem acontecido, em casos semelhantes.
    Desejo que ela seja muito feliz.

    Obrigada por me ter deixado a QUADRILHA. Já tinha ouvido mencionar uma ou outra frase, mas não assim, na totalidade.
    É uma delícia, sem dúvida.

    Uma noite feliz.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  7. O mundo seria diferente se todos nos respeitássemos nas nossas diferenças!
    O júri sucumbiu perante a exibição de Susan Doyle! Vi lágrimas nalgumas faces!
    Perante tamanha interpretação que grande lição de vida esta Mulher nos deu!
    Pessoas como ela , acredito, ajudarão a mudar certas mentalidades!
    Grata por partilhar connosco temas tão interessantes!
    Um abraço.

    P.S. Muito obrigada pelo seu comentário no meu cantinho e peço a Deus para que continue a dar-lhe força e coragem, para levar por diante a sua tão nobre missão.

    ResponderEliminar
  8. Lutar contra o preconceito, uma das causas que o ser humano deveria abraçar, começando por combatê-lo em si próprio. Todos temos preconceitos, mais ou menos acentuados, embora os neguemos, até por nem nos apercebemos disso.
    Pessoalmente sempre fui alvo dos mais disparatados preconceitos e sempre tive que lutar para me impor. Não me considero uma vítima porque aprendi a lidar com isso. E a desarmar os preconceituosos. Mas desde o ter começado a viver sozinha muito cedo e no final dos anos 60 isso ser apanágio de «mau porte», ou familias de namorados oporem-se ao casamento por me acharem leviana dado ter muitos amigos homens, ter sido impedida de visitar uma família de bem com um namorado negro que tive, ou ainda por ser obesa, tudo serviu de pretexto para ser discriminada. Por isso gostei que esta rapariga tivesse a coragem de dar o salto e enfrentado as feras.
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  9. Este é um caso que comove entre tantas coisas superficiais que se exibe no mundo da comunicação. Basta ver um pouco as capas das revistas pseudo-sociais para uma pessoa pensar: "o que me interessa a casa, as amigas ou as viagens de a, b ou c?".

    Além desta magnifica senhora, recordei-me do moço que ganho o ano passado este concurso e até gravou um disco. Acho que era Paul Potts...

    Abraço!

    ResponderEliminar