segunda-feira, maio 04, 2009

DRESDEN

Foi posto à venda no final da passada semana o DVD com a mini-série alemã DRESDEN.



Trata-se de uma série bastante interessante pois dá-nos a visão da Guerra a partir do ponto de vista de quem a perdeu.

Interessante ainda porque, para além de uma complexa história amorosa, foca um dos casos mais controversos da II Guerra Mundial, o bombardeamento de Dresden.

Dresden, que é a capital do Estado da Saxónia, era conhecida como a Florença do Elba


Dresden - gravura do Palácio e Jardins Zwinger:



Os seus monumentos e tesouros artísticos faziam desta cidade uma das mais belas da Europa.


Dresden no início do séc XX:



Entre 13 e 15 de Fevereiro de 1945, já com a Alemanha perfeitamente derrotada (apesar de ainda não rendida), os aliados ingleses e americanos lançaram milhares de toneladas de bombas, que destruíram mais de 90% de toda a cidade, matando centenas de milhares de pessoas.

Deixo aqui algumas imagens da série sobre o momento dos bombardeamentos sobre a cidade de Dresden:



Vagas sucessivas de centenas de bombardeiros despejaram sobre Dresden, já sem capacidade de defesa anti aérea, um verdadeiro inferno de fogo, fazendo nesta cidade aquilo que os alemães já tinham feito em Varsóvia e que por pouco não aconteceu a Paris, que foi salva devido à desobediência do General Dietrich von Choltitz, o qual se recusou a cumprir as ordens directas de Hitler para que destruísse totalmente a capital francesa.

Foto de Dietrich von Choltitz:



Estando já a Guerra decidida e feita a partilha da Europa pelas potências vencedoras, Dresden ficaria sob domínio soviético e há hoje o convencimento de que, para Churchill e Roosevelt parecia mais interessante que os russos ficassem a braços com uma montanha de destroços, do que lhes entregar de mão beijada uma cidade que era um autêntico tesouro artístico.


Dresden em ruínas (1945):




Dresden tornou-se pois num símbolo do que de pior a Humanidade é capaz, para depois se tornar num simbolo civilizacional de amor à História e à Arte, pois os que sobreviveram a esta hecatombe conseguiram rua a rua, monumento a monumento, reerguer Dresden das cinzas, tornando hoje esta magnifica cidade numa verdadeira jóia do património histórico da Humanidade, tal como é classificada pela UNESCO.


Aspecto de Dresden na actualidade (Zwinger):



Aspecto do centro de Dresden na actualidade:



Claro que o seu processo de reconstrução teve algumas vicissitudes.

No após-guerra, o líder comunista alemão Walter Ulbricht chegou a pensar fazer de Dresden, que se situava na República Democrática Alemã, uma cidade modelo do urbanismo socialista, com edificios inspirados no modelo habitacional e institucional soviético, em avenidas largas que permitissem a realização de grandes manifestações públicas.

No entanto as vozes dos defensores da herança cultural da Saxónia falaram mais alto, apelando à reconstrução da cidade barroca o que, em parte, foi conseguido!

E assim, três meses após o final da Guerra, começou a reconstrução de alguns dos principais monumentos.

O conjunto de edifícios do Palácio Zwinger e o Teatro Schauspielhaus foram dos primeiros. Seguiram-se o Palácio Real e a Ópera (Semperoper).!


Semperoper antes da Guerra




Semperoper destruída




Semperoper (exterior reconstruído)




Semperoper (interior reconstruído)



Mais tarde (já após a queda do comunismo) foi a vez da reconstrução do monumento mais célebre e querido da cidade a Frauenkirche, reerguida com dinheiros públicos, mas também com contribuições privadas, criando-se movimentos públicos para angariar os cerca de 130 milhões de euros que custou a sua reconstrução.

Por ironia da História, à frente de uma das principais organizações de recolha de fundos estavam os membros da família real inglesa, o que revela por um lado algum peso na consciência britânica face à destruição de Dresden e, por outro, o apelo do sangue Saxe- Coburgo da Casa Real Britânica, cujos laços afectivos não terminaram só pelo simples facto de terem mudado de nome de Wettin para Windsor, pela mão de Jorge V, avô de Isabel II, aquando da Primeira Guerra Mundial.

Frauenkirche antes da Guerra:




Frauenkirche destruída:




Frauenkirche reconstruída (exterior):




Frauenkirche reconstruída (interior):




Com esta reconstrução, que deveria fazer corar de vergonha os políticos e autarcas portugueses, que por acção e omissão vão destruindo as marcas históricas das nossas cidades (nomeadamente Lisboa), os principais prédios do centro antigo de Dresden, que compunham a famosa silhueta da cidade estão novamente de pé.



Apesar de muitas peças de arte se terem perdido para sempre, muitas foram salvas e valem a pena ser visitadas, nos belos e reconstruídos museus.

Como curiosidade final refiro que igualmente valerá a pena uma visita a um dos poucos edifícios que conseguiram sobreviver aos bombardeamentos, onde se situa a que é considerada a mais bela leitaria do mundo




No entanto, apesar de milagrosamente não ter sido afectada pelos bombardeamentos, a leitaria Dresdener Molkerei Gebrüder Pfund , por pouco não se livrou de ter sofrido uma "redecoração socializante" ao estilo standard das leitarias comunais, após a sua nacionalização no inicio dos anos 70.

Nessé projecto de decoração previa-se a utilização de alumínios e plásticos em substituição dos belos painéis de azulejos que a forram de alto a baixo…. Felizmente tal ideia absurda não foi para a frente…




Gostaria de terminar dizendo o seguinte:

QUANDO NO NOSSO PAÍS SE DIZ QUE UM BELO EDIFICIO OU MONUMENTO, POR MÁ CONSERVAÇÃO OU INCÊNDIO, SE PERDEU PARA SEMPRE, ESTÁ-SE A DIZER UMA MENTIRA!

O PATRIMÓNIO EDIFICADO SÓ SE PERDERÁ PARA SEMPRE SE NÓS E OS NOSSOS REPERESENTANTES ELEITOS NAS CÂMARAS MUNICIPAIS, QUISERMOS QUE ASSIM SEJA.

POR ISSO DEIXO, NESTE ANO DE AUTÁRQUICAS UM VÍDEO SOBRE DRESDEN, QUE ACONSELHO A CERTOS GRUPOS DE PESSOAS.

ACONSELHO-O A TODOS OS QUE SE PROPÕEM DIRIGIR AUTARQUIAS SEM AS CONHECER, SEM AS AMAR, SEM RESPEITAR A SUA HISTÓRIA E O SIGNIFICADO DAS SUAS PEDRAS.

ACONSELHO-O A TODOS OS QUE SE PROPÕEM GERIR CIDADES APENAS PENSANDO EM CONCURSOS PARA NOVAS URBANIZAÇÕES, APENAS PENSANDO AS URBES COMO LOCAIS DE PERNOITA E CIRCULAÇÃO, DANDO MAIS IMPORTÂNCIA AOS CARROS DO QUE ÀS PESSOAS.

ACONSELHO-O A TODOS OS QUE, TENDO PODER NAS AUTARQUIAS, VÃO SUBSTITUINDO OS "TEATROS MONUMENTAIS" POR "CENTROS COMERCIAIS", IGNORANDO QUALQUER PREOCUPAÇÃO ESTÉTICA E FAZENDO COM QUE DIA APÓS DIA, AS MEMÓRIAS DO LEGADO HISTÓRICO QUE É PATRIMÓNIO DE TODOS NÓS, VÃO DESAPARECENDO!

ACONSELHO-O A TODOS OS QUE SE PROPÕEM DECIDIR SOBRE O DESTINO DOS MUNICÍPIOS, SOBREPONDO A GESTÃO FINANCEIRA À QUALIDADE DE VIDA, COMO SE AS CÂMARAS FOSSEM EMPRESAS E AS CIDADES MEROS CENTROS DE NEGÓCIO!

ACONSELHO-O FINALMENTE A TODOS OS PODEROSOS DE OCASIÃO QUE DESPREZAM A HISTÓRIA, A ARTE E A MEMÓRIA E QUE INFELIZMENTE CONTAM COM A IGNORÂNCIA E COM A PERMANENTE COMPLACÊNCIA DE ELEITORES POUCO EXIGENTES E POUCO INTERESSADOS NO SEU PAÍS.

ACONSELHO-O POIS A TODA ESTA GENTE, ESPERANDO QUE SE ALGUM DESSAS PESSOAS O VIR, REFLICTA SOBRE O QUE PODE E DEVE FAZER COM O PODER QUE LHE FOI OUTORGADO PELO POVO E QUE, PORTANTO, APRENDA ALGUMA COISA ...SE FOR CAPAZ!



11 comentários:

  1. sem palavras..nao surpreende quem conhece a alguns meses a esta parte este blogue....magnifico...verdadeira visao de quem faz do olhar testemunho de vivencias passadas a escrita,...fiquei curioso...vou lá.... um abraço , obrigado pelos ensinamentos


    gomes paiva

    ResponderEliminar
  2. Enquanto existirem pessoas que acham que votar nos Isaltinos, nos Valentins, nas Fátimas não faz mal porque “eles roubam mas também fazem coisas”, bem podemos esperar sentados que alguma coisa mude nas nossas cidades.
    Estive recentemente em Ponta Delgada e é absurdamente gritante o muro de betão (literalmente) que se está a erguer na marginal (somado a um antigo arranha-céus que emerge no centro da cidade e construído com o aval do João Mota Amaral).
    Não temos qualquer sentido de cidadania, somos um povinho governado por uma oligarquia desgraçadamente mesquinha, pequenina e medíocre. E parece que gostamos porque voltamos a votar neles!…

    ResponderEliminar
  3. O que a história nos ensina...
    Por isso ela é que é uma disciplina fantástica e deixe que lhe diga, que daria um excelente professor de história! Os factos são administrados com uma vertente pedagógica fantástica. E as fotografias estão muito bem escolhidas.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Caro In Senso
    que entrada magnífica esta!!!
    Passando pelo trailer da série que não conhecia, deixa-me dizer-te que tive o imenso prazer de há muito poucos anos visitar esta cidade maravilhosa, banhada pelo Elba; tinha sido inaugurada há pouco a reconstrução da igreja que referes e foi comparticipada com fundos privados. Só tive pena de ser uma visita algo rápida, pois dresden vale muito mais que apenas um dia!
    Como sempre a apresentação sequencial do post é excelente com uma perfeita articulação entre o texto e as fotos; como bem diz o amigo Sócrates, um professor de História não faria melhor.
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro amigo
    Magnífico post!
    Quanto de beleza e valor do património historico/cultural mundial se tem perdido por causa das guerras que, constantemente, avassalam o mundo!
    E poucos são os casos em que, como em Dresden, os responsáveis têm a preocupação de o reconstruirem.
    Tem toda a razão quando aponta o dedo aos nossos governantes, que ostentam um desprezo enorme pelo nosso património.
    Há dias vi um PPS que mostrava maravillhas de váris pontos do mundo, em que aparecia também o nosso Mosteiro da Batalha.
    Senti orgulho, sim, mas ao mesmo tempo vergonha pelo estado deplorável em que ele se encontra, especialmente se comparado com tantos outros tão bem conservados.
    Os nossos governantes, como responsáveis máximos por essa mesma conservação, nem precisam ir a Dresden; aqui bem perto, na vizinha Espanha, veja o estado em que se encontram os monumentos deles!
    É uma tristeza, o que se passa no nosso país!

    Acerca do seu comentário na "Casa" li, com um sorriso, a sua frase:
    " para si a maternidade tem sempre um lugar muito próprio e muito profundo no seu coração."
    Apetece-me perguntar: nota-se muito??? :)))

    Um resto de dia feliz e uma boa semna.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  6. Eu tive oportunidade de visitar Dresdden ainda com marcas da guerra, fiquei impressionada...

    Gostaria de revisitar agora que as marcas dos bombardeamentos desapareceram...

    ...

    ResponderEliminar
  7. Querido amigo
    Acabei de ler o seu comentário no "Histórias".
    De facto nós é que construímos o nosso céu e o nosso inferno interiores, que condicionam o nosso modo de estar na vida.
    Se o céu for maior do que o inferno conseguiremos vencer as vicissitudes com muito mais facilidade.

    Um beijinho amigo
    Mariazita

    ResponderEliminar
  8. Excelente artigo, caro amigo! Se o poder de destruição da humanidade em seus momentos de devaneios tresloucados é uma verdade insofismável, por outro lado, parece que a capacidade de reconstruir é muito superior. Remorsos? Reconhecimento dos erros? Ou, destruir e reconstruir são ciclos da natureza humana?
    Destaco também a beleza das imagens que escolheu.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Meu querido amigo
    À laia de "comentário ao comentário" deixe-me dizer-lhe que a história de Anita não está ainda próxima do fim.
    Não esqueçamos que este relato se refere a cerca de 50 anos da vida duma pessoa; portanto, muita coisa pode acontecer.
    Concretamente em relação ao comentário...direi que, na hora do Amor tudo sorri; quando se cai na realidade, nem sempre o sorriso se mantém...

    Um beijinho com muita amizade e carinho
    Mariazita

    PS - A SUA PERSPICÁCIA NÃO O ENGANOU. A MATERNIDADE CONTINUA A FAZER (PASSADOS BASTANTES ANOS...) PARTE INTEGRANTE DA MINHA VIDA.

    ResponderEliminar
  10. Os teus conselhos são excelentes (como excelente é a reportagem e a lição de História sobre Dresden), mas duvido que algum poder te ouça. Fica a denúncia que fazes do desprezo dos nossos poderosos pela cultura, que espero ajude muita gente a votar melhor!

    ResponderEliminar
  11. Meu querido amigo
    Sensibilizaram-me muito as suas palavras, deixadas na minha "Casa".
    Felizmente já se encontram muitos homens com uma visão da Mulher semelhante à sua, que compreende que a tristemente célebre "guerra dos sexos" não tem mais razão de ser.
    Muito obrigada!

    Um dia feliz e uma boa semana.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar