quarta-feira, dezembro 23, 2009

FELIZ NATAL- ou como o Natal e a Música puderam fazer a Paz, ainda que só por breves momentos

No primeiro Natal, nas trincheiras das Ardenas, durante a Primeira Guerra Mundial, aconteceram alguns pequenos episódios de confraternização entre inimigos!

Esses casos, encontram-se descritos em diários de guerra de soldados dos dois lados da contenda. Um deles terá envolvido o cantor da Ópera de Berlin, Nikolaus Sprink, entretanto recrutado para o serviço militar no exército imperial alemão!

Na noite de Natal de 1914, nas trincheiras dos dois lados, os soldados procuravam mitigar o frio, as saudades da família e o medo, fazendo o seu próprio Natal, com canções tradicionais das suas terras.

A música tocada num lado ouvia-se do outro, e quando Nikolaus resolveu cantar para os seus camaradas de armas alemães, do outro lado surgiu o som dos militares escoceses que o acompanharam na melodia.

Nessa noite, à revelia dos seus comandantes e dos Quartéis Generais, os soldados de um lado e de outro saltaram as barricadas, vieram para a” terra de ninguém” e abraçaram-se!

Noventa anos depois, o cineasta francês Christian Carion, resolveu recordar esse episódio de esperança na Humanidade, fazendo um magnifico filme chamado apropriadamente Feliz Natal!



E é exactamente um Feliz e Santo Natal, o que eu aqui venho desejar a todas as amigas e amigos que passam por este pequeno espaço, recordando particularmente que na noite de Natal que se aproxima há muitos homens e mulheres que, longe de suas casas e das suas famílias, se encontram em teatros de Guerra e, para quem, a Noite Santa terá decerto um significado íntimo que nós, no conforto dos nossos lares, apenas poderemos tentar imaginar!

Deixo aqui imagens desse filme, referindo que as vozes dos actores foram magnificamente dobradas pelos cantores Rolando Villazon e Natalie Dessay!



Um Feliz Natal para todos!

11 comentários:

  1. Esta é a minha mensagem de Natal e Ano Novo:

    - Que este Natal o teu coração se faça mais puro
    Para tornar melhor o Natal do futuro.

    Um santo e feliz Natal na companhia dos teus entes mais queridos.
    Um 2010 com mais Paz, mais Amor, e mais Luz nos nossos corações.

    Abraço fraterno e beijo
    Mariazita

    Convido-te a ver os posts de Natal aqui:
    A CASA DA MARIQUINHAS
    HISTÓRIAS DE ENCANTAR

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, não estarei a ser lamechas, se lhe disser que as lágrimas estiveram à beira de soltar-se e um nó na garganta também apareceu.É um prazer ler os seus posts, plenos de verdade, sensatez, sentimento. Como a música, linguagem universal, foi um elo de ligação entre adversários fazendo-se um momento de paz. O meu avô esteve em La Lys e sempre ouvi contar histórias de frio, de fome, de saudade, de dor. Este filme que refere será obrigatoriamente visto por mim.
    Desejo-lhe um Santo e Feliz Natal e que Deus Menino lhe traga tudo quanto deseja.

    Bem-haja!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amigo,
    Há momentos que valem ouro e que marcam toda a diferença e neste relato lindíssimo que aqui nos apresenta, este facto é prova disso mesmo.
    Naquele dia aconteceu Natal.
    A mensagem de Jesus foi bem explícita quando desejou que os Homens se amassem como irmãos!
    Tenho muito Esperança de que os cenários de guerra sejam cada vez em menor número e que na Terra a harmonia e a fraternidade imperem e a Paz seja possível.
    Grata por esta mensagem tão oportuna.
    Votos de continuação de um Santo Natal.
    Um beijinho com amizade.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Querido Amigo,
    Passei para deixar um abraço fraternal pela época que atravessamos e fiquei maravilhada com o teu post. Pelo seu valor histórico e altamente simbólico do muito que une os Homens mesmo nas condições mais adversas. Fico sempre maravilhada com o que aprendo quando te visito, graças à vasta cultura e sensibilidade que te caracterizam e tão bem consegues plasmar nos teus escritos. Muito obrigada! beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Só hoje aqui cheguei e como sempre, "aqui" as coisas são diferentes...
    Q ue Natal maravilhoso tu "inventaste"!!!!
    Espero que o teu, dentro das possibilidades com que vives (...) tenha sido um Bom Natal; e conhecendo-te minimamente só posso acreditar que sim.
    Abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
  6. Um excelente filme. Vi-o no cinema e uns Natais mais tarde a Atalanta ofereceu-me o DVD por ter participado num debate de um dos seus documentários.
    Revi-o e acabei por o oferecer à viodioteca de Almada.
    Boas festas

    ResponderEliminar
  7. Meu caro com senso
    Desde o dia 23 tenho estado quase sempre confinada à cozinha, para conseguir "alimentar", no jantar de 24 e no almoço de 25, 18 bocas famintas :)))
    "Falo" neste tom para disfarçar a emoção que este post - sobretudo o vídeo - me causou.
    Não gosto de copiar ninguém, mas neste caso vou mesmo imitar Isamar, e dizer
    "as lágrimas estiveram à beira de soltar-se e um nó na garganta também apareceu".

    Obrigada, de coração, pela partilha.

    Beijinhos com grande amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  8. Desejo-lhe um Ano Novo próspero, venturoso e com muita música.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Que a solidariedade não seja uma palavr vazia - creio ser o sentido do teu post. Que assim seja, em mais um ano que se quer novo e cheio de promessas.
    Abraço de BOM ANO NOVO!

    ResponderEliminar
  10. Magnifico postal.
    Feliz acontecimento.
    Que gestos idênticos se repitam por muitos e muitos anos.
    Que gestos idênticos sejam repetidos diariamente por todos nós.
    NAUMON

    ResponderEliminar
  11. Uma maneira sublime de recordar esta época.

    Não sendo muito afeiçoado a este tipo de acontecimentos, reconheço no entanto as boas qualidades que muitas pessoas exteriorizam nestas ocasiões. Este episódio que recordas, revela o potencial de bondade que o ser humano possui. Que pena não ter sido apenas naquele dia que os soldados desobedeceram às directivas e comportaram-se como humanos! Que momento de inspiração para que um dia as pessoas deixassem de obedecer a quem lhe manda fazer a guerra em nome de coisas parvas.

    Meu amigo, este é assim, para mim, um dos melhores posts de natal que já li, quer no conteúdo, quer na forma.

    Um bom ano. Abraço!

    ResponderEliminar