segunda-feira, janeiro 04, 2010

O melhor de França através do Brasil

Hoje ao mostrar duas versões da mesma canção venho também trazer dois nomes de cantores/compositores que já nos deixaram, mas cuja obra perdura através dos tempos.

Marcel Mouloudji, nascido em Paris em 1922, tinha ascendência argelina e foi um homem multifacetado. Cantor, escritor e actor, foi combatente da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial e um militante activo da esquerda francesa, quer apoiando as lutas laborais no seu país, quer envolvendo-se nas principais causas internacionais pela liberdade e pela democracia, como foi o caso da luta contra a ditadura chilena.

Contudo alguns dos seus actos valeram-lhe a hostilidade de boa parte do público e das autoridades francesas, sendo ostracizado e as suas canções censuradas por mais de uma década, quando no próprio dia em que as tropas francesas foram derrotadas em Dien Bien Phu ele interpretou num espectáculo público a canção anti-militarista de Boris Vian “Le Deserteur”.

Passado o Maio de 68 e tendo fundando a sua própria editora retomou na plenitude a sua actividade de cantor, sendo hoje considerado, muito justamente, como um dos nomes mais prestigiados da música francesa.

Mouloudji faleceu aos 70 anos em 1992 e é dele uma das canções de que eu mais gosto: “Un jour tu verras”, canção que ele criou em 1954.



Ao mesmo tempo que Mouloudji nos dava esta bela canção, do outro lado do Atlântico aquando de uma reunião social em casa da familia Matarazzo em São Paulo, um produtor musical, Roberto Corte Real, ao ouvir cantar a jovem Maysa ficou não só impressionado com a extraordinária qualidade da sua voz, mas também com o bom gosto das escolhas musicais que ela fazia, que iam muito para além da música brasileira e passavam pelo jazz, pela música hispânica e pela canção francesa.

Tendo-a convidado para gravar um disco, Maysa estreou-se apenas com músicas cantadas em português. No entanto num disco posterior, gravado em 1957, incluiu já canções em inglês e francês, sendo exactamente “Un jour tu verras” uma das músicas por ela escolhida.

Existem versões desta canção por vários cantores, de Juliette Greco a Dianne Reeves, de Nana Mouskouri a Michel Delpech, contudo ao ouvir Maysa a sensação com que eu fico é a de que Mouloudji encontrou nela a voz ideal, a voz que dá a versão “definitiva” desta canção (com o senão de duas ou três pequenas falhas na dicção da vogal “e”, sem o que eu juraria estar perante uma cantora de língua materna francesa).

Espero que gostem tanto desta bela canção como eu, que a considero uma das minhas “músicas de cabeceira”, numa das mais belas vozes de sempre, que infelizmente nos deixou cedo demais, em 1977, mas que para mim permanece, através do seu vasto e excelente repertório, bem viva.

11 comentários:

  1. Mouloudji era para mim um desconhecido e daí te agradeço muito teres-me apresentado um pouco dele; a canção é linda e ainda por cima, uma canção francesa é sempre para mim, um enorme prazer.
    Já Maysa é uma velha conhecida minha, que adirei sempre a sua pujante voz e a sua forma intensa (mesmo dramática) de viver a vida. Ao ouvi-la a interpretar a mesma canção, a sua interpretação é de tal maneira forte que até parece outra canção.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha... reencontrar Maysa aqui. Fiquei emocionado. Há quantos anos nao a ouvia. Triste pensar que esta mulher tao talentosa acabou-se brutalmente. A cancao? Sim, já a conhecia e é para mim um dos clássicos (só conhecia porém a versao com Greco). Voce tem mais um fa - de Viena! um Abraco! Ricardo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, meu amigo
    Começando pelo fim... Maysa era, de facto, uma cantora excepcional, senhora duma voz como poucas, e com um dom de interpretação fora do comum. Tenho muita música dela gravada.
    Marcel Mouloudgi...confesso a minha ignorância. Realmente não o conhecia.
    Por isso eu sempre digo que as vindas a este blog me dão a conhecer algo de novo. E isso é muito bom.

    Um resto de dia feliz.

    Beijinhos com amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  4. gostei tanto desta bela canção como tu, tenho a certeza. E gostei de todo o enquadramento, facto que não me espanta neste blog.

    abraço forte

    ResponderEliminar
  5. E eu vou dizer exactamente o contrário das outras pessoas que comentaram : desconheço completamente Maya mas o Mouloudji é um dos grandes cantores franceses que já não ouvia há muito tempo e que ouvi agora com muito gosto. A sua voz é inigualável ! E ainda por cima era uma pessoa muito gentil, doce e humilde.
    O sotaque da Maysa dá um certo charme à canção...
    Eu também tenho um sotaque e nunca desaparecerá, mesmo estando a viver há 35 anos em Portugal porque aprendi a língua portuguesa já adulta. De toda a maneira, também não tenciono fazer nada - nem consigo ;D - para o fazer desaparecer senão retiraria toda a espontaneidade que é uma das minhas características.

    FELIZ ANO NOVO pata ti também !

    Beijinhos

    Verdinha

    ResponderEliminar
  6. Maysa é das mais belas vozes femininas que eu conheço. E há tanto tempo que não a ouvia!
    Que bom tu teres os mesmos gostos que eu no que diz respeito à chanson:))

    ResponderEliminar
  7. Agradeço o seu comentário ao meu post nas CAUSAS DA JÚLIA. O facto de, à procura de quem você seria, ter topado aqui com o Mouloudji a cantar o "Un jour tu verras" pro porcionou-me uns instantes da maior felicidade. Adorava essa canção!Voltei aos anos 60, ao "Monsieur le Président" que ele tão bem interpretava e lembrei-me de lhe dizer que em 1961 ele esteve em Lisboa, a cantar dois ou três dias na Tágide (era uma "boite" que ainda hoje existe como restaurante, no largo das Belas Artes....)e eu, claro, fui lá ouvi-lo. Agora, ao ver o vídeo, ainda espreitei na esperança de me reconhecer... Mais:também ouvi a Maysa Matarazo em Lisboa, quando ela estava a viver por cá, de amores com uma famosíssimo actor português...As coisas que uma longa vida nos pode dar!
    Um abraço
    Helena Pato

    ResponderEliminar
  8. Acabou de me proporcionar mais um momento ímpar, porque não conhecia Mouloudji e fiquei emocionada pelo relato que faz da sua vida assim como apreciei imenso a sua extraordinária voz. Esta canção é muito bela (e eu que adoro música francesa), não a conhecia!
    Maysa, sim conhecia, embora há já bastante tempo que não tinha o prazer de ouvir esta grande voz do Brasil!
    Grata por mais esta partilha. É sempre muito enriquecedor visitar o seu Blog.
    Retribuo votos de um excelente Ano de 2010!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Querido amigo
    Para além de vir desejar-lhe um bom fim de semana, venho também convidá-lo a visitar a minha "Casa" e, se quiser, aderir ao Movimento. É por uma causa nobre...

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  10. Muito bonita, gostei muito.
    Vir aqui é ir conhecendo um pouco mais...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Conheço a canççao, mas jamais ouvi falar de Marcel Mouloudji. Como vê, as visitas ao seu blog é sempre enriquecedora.
    Há poucos meses, a Rede Globo levou ao ar uma mini-série onde exibiu a tumultuada vida da cantora Maysa. Não sei se passou aí em Portugal.
    Como sempre os seus artigos são profícuos em detalhes e ainda nos dá amostras das canções que aborda. Apenas uma ressalva, o produtor em questão é Roberto Menescal, também músico, compositor e parceiro de trabalho de Ronaldo Boscoli, primeiro marido de Maysa.
    Um abraço!

    ResponderEliminar