segunda-feira, agosto 18, 2008

A Dolce Anna

Houve quem já lhe tivesse chamado a “Audrey Hepburn com voz”.



Houve quem já tivesse dito que é a “nova Callas”



Talvez sejam exageros, talvez haja alguma ponta de verdade em tudo isso.

O certo, é que o começo de carreira, desta ainda jovem artista, é tão incomum, que já se tornou lendário na história do bel-canto e, talvez por isso mesmo, acabe por influenciar toda a adjectivação que lhe colocam.

Natural da cidade de Krasnodar, esta anteriormente promissora ginasta, veio a tornar-se estudante de canto no Conservatório de São Petersburgo, e precisando naturalmente de arranjar emprego para subsistir, encontrou-o! Exactamente no Teatro Marinsky (sede da Ópera de Kirov) de São Petersburgo como... empregada de limpeza, com a tarefa específica de lavar o chão.



Por isso, quando certo dia, a jovem mulher da limpeza apareceu no Mariinsky, não para esfregar os soalhos, mas em dia de audição, causou um enorme espanto ao maestro Valery Gergiev, que reconheceu de imediato aquela bonita Anna, com quem até então se tinha cruzado inúmeras vezes nos corredores, vendo-a sempre de balde e esfregona na mão!

Depois de a ouvir, passou da curiosidade à surpresa e rendeu-se completamente à sua potentissima voz de soprano e à sua espantosa aptidão para o palco. Fez então questão de acompanhar pessoalmente o seu aperfeiçoamento vocal, que previa ser extremamente auspicioso!



Pouco depois de acabado o Conservatório, com pouco mais de 20 anos, Anna estreia-se precisamente no Mariinsky, dirigida por Gergiev, como Suzana das Bodas de Figaro.

De então para cá, a carreira da belíssima Anna Netrebko tem sido vertiginosa. Actualmente, com 36 anos, é já uma das cantoras mais requisitadas do mundo, tendo actualmente como mentora e mestra, a célebre cantora Renata Scotto!

Anna é uma mulher belíssima, e apesar da sua voz magnifica e da sua expressividade notável, muita gente sugere que não fora a sua beleza e talvez não tivesse conseguido tão rapidamente o sucesso que tem alcançado! Críticos e público estão excitada e completamente divididos a esse respeito!

Deixando São Petersburgo para passar a residir em Viena, passou também de um quotidiano de bata, empunhando detergentes para ser um dos rostos mais prestigiados da marca Dolce & Gabana!



Fala-se da sua história, fala-se da sua voz, fala-se dos seus sucessos, fala-se do excesso com que é adorada por uns e criticada por outros, fala-se da sua imagem, fala-se da emotividade com que pisa o palco e enfrenta o público…. Fala-se dela!

Protagonista em todas as principais salas de Ópera e de Concerto do mundo, esta russa de nascimento, há pouco mais de um ano naturalizada austríaca foi, em 2007, a estrela da última noite dos célebres concertos Promenade e fez, mais uma vez, uma enorme sensação, neste caso, particularmente, entre o público masculino!

São imagens desse momento extraordinário de festa e sensualidade que proporcionou ao público do Royal Albert Hall com Meine Lippen sie Kussen so heiss de Franz Lehar, que hoje deixo aqui:

10 comentários:

  1. "Depois de a ouvir, passou da curiosidade à surpresa e rendeu-se completamente à sua potentissima voz de soprano e à sua espantosa aptidão para o palco."

    Não fora a sua beleza talvez não tivesse chegado tão rapidamente ao topo mas não duvido que esse seria naturalmente o seu caminho.Dotada de uma voz portentosa, a sua presença enche o palco, o teatro, de graciosidade e beleza.É um todo tão harmonioso que ficamos presos à sua figura, à sua voz, aos seus olhos plenos de vivacidade contagiante. A Dolce Anna, que de facto nos faz lembrar Audrey Hepburn e Maria Callas, é uma estrela e os seus dons rapidamente lhe darão uma identidade própria que a colocarão num ponto muito alto desse firmamento artístico onde só alguns permanecem. Os melhores.
    Gostei muito, amigo. Não a conhecia e foi com muito gosto que a ouvi.

    Beijinhos

    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  2. Foi um momento fabuloso de festa e sensualidade.
    É consensual que o bom gosto deste blogue é extraordinário.
    Um certo olhar com beijinho

    ResponderEliminar
  3. Esta mulher é um fenómemo, como cantora e como mulher; já vai sendo hábito aprender coisas neste blog, e assim desconhecia a sua história no famoso teatro de São Petersburgo e também que se tinha naturalizado austríaca...
    Ela não canta, encanta! Vi outro dia no "Arte" uma versão moderna de uma ópera clássica( não recordo, de momento, qual), em que ela é deuma sensualidade espantosa.
    É das tais pessoas, que independentemente das preferâncias sexuais de cada um, no campo físico não deixa ninguém indiferente...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Olhe, Estimado amigo, sabe uma coisa: VOCÊ É SENSACIONAL!
    ADMIRÁVEL!
    Li tudo com atenção: ISTO É LINDO!
    Simplesmente sublime e genial.
    Desconhecia.

    Quando refere:
    "...São imagens desse momento extraordinário de festa e sensualidade que proporcionou ao público do Royal Albert Hall com Meine Lippen sie Kussen so heiss de Franz Lehar, que hoje deixo aqui:..."
    Sabe, amigo fiquei fascinado por esta voz e esta presença.
    Parabéns pelo seu valor indefinível.
    Estou alucinado de maravilha.
    A partir de agora a minha presença aqui é constante. Necessária para meu enriquecimento e actualização pessoal, social e humana.
    Não tenho palavras para si.
    Fiquei boquiaberto, pasmado. A olhar, só a olhar o extraordinário da situação vocal, "mise en séne" e capacidade instrumental que decoraram a linda e bela moça prodigiosa e incomparável.

    Abraço amigo de forte amizade, estima e respeito. SEMPRE!

    Pena

    Porque será que este blog não é de referência e passagem obrigatória? Interrogo-me, apenas.

    ResponderEliminar
  5. Além de tudo isso parece ser muito bem disposta e divertida. Adorei ouvir, obrigada.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anna Netrebko, um nome que já atingiu um lugar cimeiro no mundo artístico e continuará a percorrer os caminhos do sucesso. Tem voz e presença que lhe auguram um futuro brilhante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Morro de curiosidade, mas não consigo ver as fotos do concerto! Contudo a tua descrição é excelente e quse posso ver as cenas. O resto imagino...))
    E obrigada pela apresentação de Anna, que não conhecia

    ResponderEliminar
  8. In-Senso, obrigada elo link, lá irei espreitar:))
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. ...maravilhosa! Uma mulher que nasceu com todos os quesitos exigidos para ser um sucesso!
    Talento, beleza e carisma!
    Adorei!


    Beijos de luz e o meu carinho...

    ResponderEliminar
  10. momentos de glória, sem dúvida.

    ResponderEliminar