terça-feira, abril 14, 2009

Lisboa 2009



Ontem surgiu um Apelo para a Convergência da Esquerda em Lisboa, tendo em vista as próximas eleições autárquicas.

Nada mais natural, dado existir já uma convergência dos partidos mais à direita para este mesmo efeito!

Penso que seria útil para a democracia que desta vez houvesse a possibilidade de uma escolha muito clara entre dois modelos de governação da cidade, entre duas formas de ver Lisboa.

Permito-me citar de cor as palavras do Arquitecto Aquilino Ribeiro Machado, um dos porta-vozes desse Apelo, quando diz que mais do que construção Lisboa precisa de recuperação e de reconstrução.

A Lisboa que eu conheci em criança, tem sido, ao longo de décadas, paulatinamente destruída por efeito da especulação imobiliária.








Zonas inteiras da cidade encontram-se perfeitamente descaracterizadas e antes que desapareça o pouco que ainda resta da beleza e do romantismo que os nossos antepassados imprimiram nas pedras de Lisboa, é tempo dos seus cidadãos intervirem e seja nos partidos, seja em movimentos cívicos, lutarem em favor daquilo em que acreditam.

A apatia dos cidadãos leva a que os oportunistas e os especuladores ocupem todo o espaço.

No meu caso concreto apoio sem reservas este Apelo, pelo que deixo aqui o respectivo link para quem igualmente o desejar subscrever.

http://www.petitiononline.com/porlx/petition.html

António Borges ontem disse na RTP que este apelo é um acto de desespero da Esquerda, pois já percebeu que Santana Lopes pode ganhar em Lisboa.

E isso não será motivo para desesperar, não apenas a Esquerda, mas todo e qualquer cidadão sensato e amante desta cidade?

Termino com o desejo que, da Direita à Esquerda, o apego à competência, ao rigor e aos interesses da capital não seja estranho ao Amor e ao Respeito que devem ter pela cidade de Lisboa e não repitam estes tristes exemplos que nas últimas autárquicas deixaram espalhados pela nossa capital, desfigurando as suas praças.





16 comentários:

  1. Compartilho a tua preocupação por Lisboa. Nasci lá, passeei muito por muitos recantos e quando a revejo nestes dias, dá-se-me cá um nó no estômago...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Subscrever uma petição sem saber quem liderará essa pretensa convergência de esquerda soa-me mais a uma petição contra-santana do que pró-convergência de esquerda.
    Helena Roseta parece já ter dado o sinal que não acredita nas intenções da pretensa convergência e o BE parece seguir-lhe o caminho. E a julgar pelas mais recentes notícias que apontam António Costa como provável líder, creio perceber porque ambos resolveram afastar-se. Na anterior campanha não desenvolveu uma ideia concreta sobre o que ele pensava da cidade. Enquanto líder camarário manteve o silêncio… Ah, recordo-me da promoção “Lisboa de bicicleta”….
    Prefiro esperar para ver….

    ResponderEliminar
  3. Não é só na cidade de Lisboa que acontecem estas coisas,
    infelizmente ! Mas também as pessoas têm que zelar para preservar a sua cidade, o que muitas vezes não acontece.
    Costuma-se dizer que os belgas têm um tijolo na barriga porque cuidamos muito mais das nossas casas. Não precisamos de pintores para refrescar as nossas casas ou janelas, fazemos nós ! Vejo por exemplo a casa ao lado da minha que esteve para alugar (e não deve ser barata) e agora está á venda mas há lixo para todo o lado, os muros precisam de uma pintura, as grades também. Como querem atrair compradores ? Eu própria pinto quando vejo que é necessário. Tenho 55 anos, tenho um curso superior e não me sinto rebaixada por isso ! Acho que é preciso mudar as mentalidades. Peço desculpa pelo desabafo...

    Abraços da

    Verdinha

    ResponderEliminar
  4. Compreendo a tua preocupação por Lisboa como eu tenho por outras cidades e vilas que, pouco a pouco, vão ficando descaracterizadas, graças a alguns espíritos que me chamam de inimiga do progresso só porque me manifesto contra a falta de harmonia que se vai impondo.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também por aqui, se pudesse escolher, optaria pela "reconstrução". Quanto a partidos de "direita" ou de "esquerda", meu caro, isto não existe mais, pelo menos na prática, exceto pela Coréia do Norte, é claro! O neo-liberalismo nivelou todas as doutrinas.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Sócrates

    Lisboa efectivamente está calamitosa, descaracterizada, suja, descuidada pelos seus autarcas mas talvez ainda mais grave que isso, pelos seus próprios habitantes.
    O lixo é espalhado pelas ruas, as paredes enchem-se de graffitis, há centenas, possivelmente milhares de prédios abandonados pelos seus proprietários, florescem marquises nas janelas por todo o lado e as pessoas parecem encolher os ombros relativamente a isso tudo.
    Por isso, acho muito importante a mobilização cívica, para ver se se cria nesta sociedade outra mentalidade, para ver se as pessoas entendem que nada ganham em transformar Lisboa noutra Manila.
    Por ultimo tenho também que dizer , que infelizmente este é um mal não apenas lisboeta, mas muito português...
    Partilho esse nó no estômago, mas à minha pequena dimensão vou tentando dar uma ajudinha para ver se as coisas mudam. No entanto, vou estando cada vez mais pessimista
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigo AJA

    A situação presente é a seguinte:

    Há apenas dois concorrentes em presença com hipóteses de ganhar:

    O Dr. Santana Lopes pela coligação PSD/CDS e o Dr. António Costa pelo PS.

    Do meu ponto de vista e do ponto de vista de muitas outras pessoas subscritoras do Apelo há que considerar o passado para se poder fazer uma escolha acertada relativamente ao futuro.

    E, do nosso ponto de vista, esse passado revelou uma gestão desastrosa do Dr. Santana Lopes quando presidiu à CML. Uma gestão tão má que o próprio PSD não lhe renovou a confiança e preferiu outro candidato para o substituir na eleição seguinte.

    E, igualmente na nossa forma de ver, esse passado revela também que a experiência de coligação de esquerda funcionou bem em Lisboa, havendo um enriquecimento das políticas autárquicas pela contribuição simultânea dos partidos que a formavam.

    Ainda que não se goste do Dr. António Costa, como figura ideal para presidir à Câmara de Lisboa, penso que a solução que o envolve numa coligação com outras forças políticas poderá, em todas as circunstâncias, ser mais aliciante do que a do PS sozinho.

    Por último, meu caro amigo AJA, muito pessoalmente, compartilho a sua opinião de que o Dr. António Costa, apesar da sua experiência e inteligência, nunca revelou uma ideia de jeito sobre a cidade e digo até mais, que só é presidente da CML porque as luminárias que estão à frente do PS acham que o povo vota em toda a cara conhecida que lhes é impingida. E o facto é que votou mesmo!!!!

    Contudo, uma eventual coligação dos partidos de esquerda tem um património importante! Tem a construção das plataformas eleitorais de de 1989 a 2001, que sector a sector identificam problemas e apontam soluções. Essas plataformas, que possuem um fio condutor e uma coerência de objectivos, tem servido de inspiração para os programas eleitorais posteriores dos partidos que a compunham.

    Por isso mesmo, estamos crentes que, a nível de ideias, será muito fácil chegar-se a um novo entendimento e temos a certeza que apesar de todas as debilidades que lhe possam ser apontadas, a solução de convergência à esquerda, tendo como cabeça de lista António Costa, poderá servir muito melhor a cidade do que a que se teria com uma eventual vitória do Dr. Santana Lopes, também um homem inteligente, mas com uma forma de actuar que me deixa de cabelos em pé.

    Essa é pelo menos a minha sincera opinião, quanto ao que me parece melhor para a cidade, face às circunstâncias presentes, e agora a nós, que lançámos o Apelo, resta-nos, como diz no final do seu comentário, esperar para ver.

    Ver qual o eco deste Apelo junto dos cidadãos e ver o qual a postura dos partidos de esquerda face a ele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Verdinha

    O exemplo da Bélgica é excelente.
    Conheci a Bélgica há uns anos e para além da beleza das suas cidades e das suas catedrais impressionou-me o civismo dos seus habitantes e o amor que tinham pelo espaço público.
    O cuidado que têm com as suas casas e jardins, onde não há muros de separação é permanente e mantém as cidades confortáveis e belas.
    Nas pequenas cidades vi com gosto,o que em tempos também já vi no nosso país: cada habitante saí à rua para lavar o passeio que está frente à sua casa.
    Nas grandes cidades, vi com surpresa que a recolha de lixo é feita apenas uma ou duas vezes por semana e nem por isso se vêem detritos e sujidade nas ruas.
    A Bélgica é um exemplo, de facto... ou melhor dizendo, os belgas são um exemplo!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  9. Amiga Isamar

    Penso que há muita gente que não sabe verdadeiramente o que é o progresso.
    Infelizmente no nosso país, confunde-se o caminhar para o futuro com a destruição das marcas do passado.
    E essa confusão está em demasiada gente, alguns dos quais chegam ao poder e não percebem sequer a gravidade dos estragos urbanisticos que produzem, alguns dos quais são verdadeiros atentados civilizacionais.
    Tenho o terrivel defeito de quando vou à janela ou quando passeio pelas nossas ruas gostar de ver ambientes belos e cuidados e de não gostar de ver mamarrachos a crescer por todo o lado.
    Fico muito contente por ver que há cada vez mais gente a pensar como eu. Infelizmente somos ainda muito poucos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Caro Oliver Pickwick

    Infelizmente, como diz, na prática parece não haver já direita e esquerda.
    Mas... essa ideia que se generaliza, corresponde de facto a uma armadilha que leva muita gente a pensar as políticas neo-liberais como solução única.
    Creio, no entanto, que quem de pensa a vida de maneira diferente, quem acredita que a justiça e a igualdade não podem ser apenas utopia, tem que tentar ir desarmando essa armadilha, não desistindo nunca de lutar pelo que acredita.
    Eu, que fui criado nos anos 60 e 70, e que pela luta dos meus antepassados, recebi um mundo mais justo do que é hoje, acho que tenho o dever de tentar parar a caminhada de retrocesso que se tem verificado nos últimos 20 anos, para que as gerações que me sucederem, não venham a acusar a minha do crime de deserção face ao egoista poder do dinheiro...
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Caro com_senso, agradeço-lhe os seus comentários que vêm objectivamente confirmar que mais do que subscrever uma petição de convergência das esquerda em prol da “recuperação e de reconstrução” de Lisboa, o que se pretende é tentar garantir que Santana Lopes não vença em Lisboa. O próprio amigo com_senso não reconhece no António Costa essa face visível daquilo que o movimento se propõe, mas.... lá terá que ser: é uma cara conhecida.
    Não deixa de ser curioso, por outro lado, notar que o próprio António Costa já tenha não há muito tempo afirmado que os movimentos em nome da convergência visam enfraquecer o PS e hoje é apontado como o seu provável líder. Sintomático!…
    É certo que o PS perdeu Lisboa no momento em que deixou de fazer coligações mas também me parece que continuamos mais empenhados em tentar assustar as pessoas com o desastre Santana do que pensar em apostar fortemente naqueles que até agora disseram claramente aquilo que pensam sobre Lisboa.
    Ao longo dos anos temos sempre votado nos mesmos, alternando entre um e outro. Ao longo dos anos temos sempre escolhido entre o mau e o medíocre.
    Creio que vai sendo tempo de dar uma oportunidade aos outros. Só assim transmitiremos a mensagem de que estamos mesmo já fartos dessa gentinha!

    ResponderEliminar
  12. Caro Amigo AJA

    Concordo consigo, temos sempre as mesmas caras! Mas a verdade é que são as caras que aparecem e é com elas que temos que contar.

    Como terá de reconhecer, a maioria dos cidadãos deste país abstem-se de ter uma participação cívica, de intervir nos partidos, de gastar o seu tempo em actividades que dizem respeito ao futuro da comunidade a que pertencem. Por isso, infelizmente são sempre os mesmos que aparecem. É preciso sangue novo e não falo de idade, falo de novas caras, falo do cidadão comum ganhar rosto visivel.

    Quanto ao garantir que Santana Lopes não vença em Lisboa, é creia-me, um objectivo inteiramente legitimo. Tão legítimo como o que levou o PSD e o CDS a coligarem-se para garantir que António Costa não as vença...

    Numas eleições só pode haver um vencedor e havendo diferenças de opinião e de objectivos é perfeitamente natural que cada um opte por aquilo em que acredita.

    Espero que o Apelo dê bons frutos, mas mesmo que isso não aconteça que Lisboa tenha uma gestão capaz de a salvar de uma decadência que dia após dia parece mais inevitável.

    E nisso meu caro AJA acho que estaremos ambos de acordo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Meu bom amigo
    mais do que o texto do post, com o qual concordo inteiramente, gostei das razões pelo qual o explicas nos teus posteriores comentários.
    Pura e simplesmente não gosto do populismo do PSL e não acredito em bons resultados na CML, como aliás já foi demonstrado - pode dar na F.Foz, mas aqui, não!
    Mas para o derrotar, é preciso mais que o A.Costa, é preciso uma união de gente que queira a Lisboa de que falas e essa só na esquerda se encontra, numa coligação não virada para ideologias mas para objectivos; nomes como Sá Fernandes, Rubens de Carvalho, Helena Roseta, Ribeiro Telles já o demonstraram à evidência.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. Paradigmática a foto onde aparece o cartaz de campanha com a frase competencia. Por tras um belo edificio arte nova ali na Estefânea, cuja demolição foi aprovada, sendo para além de um edificio arquitectonicamente interessante, o é culturalmente já que lá viveu Fernando Pessoa.

    ResponderEliminar
  15. Não sabia que tinha sido aprovada a demolição do edificio que dá entrada à Rua Almirante Barroso e Av. Casal Ribeiro.
    Penso que é tempo de termos alguém que goste da cidade de Lisboa na Presidência da Câmara, ou de termos um controlo mais apertado sobre a tendência suicidária que domina esta cidade.
    Estou estupefacto!

    ResponderEliminar
  16. Caro amigo, obrigada pela defesa do nosso Apelo a uma Convergência de Esquerda para Lisboa.
    Temos já um blog que gostariamos de divulgar e dinamizar
    www.esquerdaparalisboa.blogspot.com
    para isso vamos convidar todos os promotores a participar.
    Continuemos a manter a utopia de que uma outra forma de exercer o poder é possível e necessária.
    Bem-haja por estar ao nosso lado!
    ABRAÇO

    ResponderEliminar