sexta-feira, julho 10, 2009

Na sombra

Nasceu em Viseu em 1930 e foi muito jovem para o Brasil, onde iniciou uma carreira de cantora e... por lá ficou

O auge da sua popularidade no país irmão teve-o em 1955 onde destronou a então famosissima Angela Maria como Rainha da Rádio. No ano seguinte seria a vez de passar o ceptro a Doris Monteiro.

Esteve nos primórdios da Bossa Nova e cantou todos os principais compositores do Brasil da sua época.

Chama-se Vera Lúcia e é praticamente desconhecida no país que a viu nascer... Nem mesmo na sua época aurea o nosso país lhe prestou grande atenção, apesar de ter chegado a gravar alguns fados.

Assumida, naturalmente, como cantora brasileira, penso que não será tarde para chamar a atenção para esta voz simpática, que apesar de ter as suas raizes na nossa Beira, é bem caracteristica da música brasileira dos anos 50, aqui numa das primeiras composições de António Carlos Jobim (1959).

12 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar neste nome. Fico naturalmente muito satisfeita por saber que esta portuguesa, além de Carmen Miranda e outras, brilhou no outro lado do Atlântico.
    A ti, agradeço a divulgação que fazes de pessoas cujo valor nos passou ao lado por razões que não conheço nem compreendo.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Na maioria das vezes vir aqui, a este blog, é vir colher informação.
    Pelo menos comigo é isso que acontece.
    Até me sinto um pouco mal por ter que dizer: não, não conheço, nunca ouvi falar; ou, na melhor das hipóteses: tenho uma vaga ideia...
    Mas uma coisa é certa: vou daqui mais rica em conhecimento, e isso é muito bom!

    Bom domingo, e beijinho amigo
    Mariazita

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me muito bem desta canção!
    Desconhecia a intérprete e o
    autor da música.
    Ainda bem que nos permite recordar,
    no meu caso, momentos da minha
    juventude.
    Aqui fica o meu agradecimento.

    ResponderEliminar
  4. Não imagino onde vais buscar estas cantoras para mim totalmente desconhecidas, mas com muito interesse, quer musicalmente, como nos seus percursos artísticos.
    Nunca tinha ouvido nesta cantora, mas ainda antes de ouvir a melodia, sabia que valeria a pena, pois destronar esse vendaval musical, que foi Ângela Maria, não terá sido tarefa de amadores...
    Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo
    Estou de regresso, ainda que não tenha "alta" a 100%.
    Mas vou fazendo assim umas escapadinhas até ao PC, enquanto ninguém nota...
    Muito obrigado pelas suas visistas e cuidados.
    Agora vamo-nos vendo por aí, espero!
    Um bom domingo.
    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  6. Desculpa!
    Revi agora o teu comentário e fiquei com a sensação de que não estás passando por um período muito feliz.
    Perdoa o meu egoísmo! No alvoroço do meu regresso nem reparei nesse por(maior)menor.
    O ser humano é 100%egoísta, e eu não fujo à regra...
    Conto com as tuas desculpas.
    Botinhas

    ResponderEliminar
  7. Deste-me a conhecer uma voz excelente e uma mulher de fibra! Vou tentar saber mais dela...
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meu caro com senso
    Com o meu agradecimento pela sua apreciação à Anita vem a informação de que o final já esteve mais longe :))), mas ainda não está à porta...
    Eu tento resumir o mais possível, mas...mas mesmo assim fica demasiado grande, não é?

    Haja pachorra p'ra ler...

    Um beijo muito amigo
    Mariazita

    ResponderEliminar
  9. lili laranjo12:03 da manhã

    Passei para deixar poesia...



    Aconchego

    Poesia...
    Tantas vezes...
    Tão pequenina...
    E que tanto...
    Encerra...
    .....
    Hoje...
    ......
    Sem nada escrever...
    Apenas a pensar...
    Sinto que...
    Apenas a poesia...
    É o meu aconchego...
    .............


    Lili Laranjo

    ResponderEliminar
  10. Jamais soube que a Vera Lúcia fosse portuguesa. Bem, pelo menos de nascimento. :)
    Tal como Carmem Miranda, outra garota d'além mar que se abrasileirou. Para a sorte nossa.

    ResponderEliminar
  11. Prezado amigo,
    Já estive aqui há algum tempo a ler estes belíssimos três últimos posts acerca de música. Aprendi e reconheço a ignorância que existe acerca de valores nacionais que se destacaram nesta área, e de que maneira! Por querer desfrutar como se deve desta música esperei até ter um tempo de qualidade para o fazer.
    O dia chegou em que num fim de tarde quentinho mas com uma brisa fresca sentei-me num lindo jardim, com um lago e patinhos incluídos, e entreguei os meus sentidos auditivos a estas músicas. Só te posso dizer: bem hajas pela partilha e belos momentos que tive.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  12. Meu caro com senso
    Tens toda a razão, há lugares que é preferível nem sabermos que existem!
    O segundo ponto, meu amigo, é que é mais complicado de resolver. Mas sabes o que eu penso? Afinal, quem ainda não chegou lá, há-de chegar - se não ficar pelo caminho - e, bem vistas as coisas, todas as idades têm os seus encantos e as suas vantagens.
    Há coisas que seriam incncebíveis num jovem, mas num velho perdoam-se e até se acham engraçadas.

    Se não é assim...façamos de conta que é, para nos consolarmos...

    Um abraço, meu amigo.
    Botinhas

    ResponderEliminar