terça-feira, novembro 10, 2009

Matar saudades de dois filmes, da sua música e de uma actriz

Encontram-se finalmente à venda em Portugal os filmes de Jacques Demy " Les parapluies de Cherbourg"



e "Les Demoiselles de Rochefort", ambos com a belíssima música me Michel Legrand e com a bela Catherine Deneuve.




O primeiro bem mais interessante que o segundo!

Totalmente cantado, sendo a voz de Catherine dobrada por Danielle Licari, cantora que mais tarde faria um sucesso mundial com "Concerto para uma Voz".

Uma aposta arriscada de filme musical, tendo por fundo uma história de encontros e desencontros amorosos, que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes e cinco nomeações para os Óscars de Hollywood.

O segundo, tem a curiosidade de contar com a presença de Françoise Dorléac, irmã mais velha de Catherine na vida real, e que nesta película fez o papel de sua irmã gémea.



Esta presença de Françoise Dorléac, também talentosa actriz e belíssima modelo da Casa Dior, acabou por ter um imenso impacto na promoção de "Les Demoiselles de Rochefort", dado que poucas semanas após rodar o filme, quando se dirigia apressada para o aeroporto, a fim de participar na estreia oficial em Londres, sofreu um terrível acidente, tendo falecido carbonizada dentro do seu Renault 10. Tinha apenas 25 anos.

Para mim, que me recordo de ter vistos ambos os filmes no cinema, ficaram-me sobretudo na memória os rostos de Catherine e Françoise e, acima de tudo, as belissimas músicas de Michel Legrand.

Duvido que actualmente estes fimes abram o apetite do grande público!

Na verdade, acredito que apenas alguns saudosistas e coleccionadores que já passaram dos 50, lhes prestem verdadeiramente atenção.

Contudo, para todos, menos e mais jovens, vale a pena estar atento às músicas que Michel Legrand compoôs para estes filmes e que se tornaram verdadeiros clássicos.

Les Parapluies de Cherbourg



Les Demoiselles de Rochefort

4 comentários:

  1. Como é que acertaste?????
    Adorei os filmes e tenho mais de 50...pareces bruxo!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, são filmes muito datados, mas que marcaram uma época e que, por nostalgia, eu também vejo de vez em quando.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. É bom saudar o atravessar da idade recordando estas "pérolas" que marcaram a geração dos que como afirma, já entraram nos cinquenta! E como o tempo passou rapidamente!
    Tempos áureos tanto para o cinema como para a música francesa, que apreciei bastante e recordo com alguma nostalgia!
    Bem-haja por trazer à memória momentos sempre tão interessantes!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Acabei de comentar e no final, quando dei ordem para "publicar" deu um erro qualquer e o comentário foi ao ar!
    Direi novamente que foi muito bom ter trazido aqui estes dois "bocadinhos" desses belíssimos filmes.
    Também eu duvido que, agora, vão ter grande aceitação. Os tempos mudam e os gostos também... e tenho a sensação de que hoje em dia os filmes musicais não são muito apreciados - aliás fazem-se pouquíssimos.
    Mas eu continuo a gostar, tal como gostei muito destes dois quando foram exibidos, há um bom par de anos...E a Catherine Deneuve, óptima actriz, era uma das minhas preferidas.
    Foi muito bom recordar. Obrigada pela partilha.

    Beijinho de amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar