terça-feira, novembro 24, 2009

prisioneiro no próprio corpo



De acordo com notícias publicadas ontem ficámos a saber a terrível história de Ron Houben, um belga de Liege.

O que lhe aconteceu, pode vir a acontecer a qualquer um de nós e certamente vai acontecendo todos os dias por esse mundo fora.

Ron há 23 anos teve um acidente que o deixou em coma e inconsciente, de acordo com os médicos.

Sua mãe contudo, teve sempre dúvidas relativamente ao estado do seu filho e insistiu, procurou segundas, terceiras, décimas opiniões e até que o neurologista Dr Steven Laureys, estudou melhor o seu caso e verificou um erro no diagnóstico.

Ron era um jovem saudável que de acordo, com os médicos teria após o acidente, ficado em estado vegetativo, sem ver, ouvir ou sentir o que quer que fosse.

Contudo os seus pais conheciam-no melhor que ninguém. Transferido do hospital para um lar de assistência a pessoas inválidas, os pequenos sinais que transmitia a seus pais, eram sempre desvalorizados pelos médicos, como meros tiques, típicos do estado em que se encontrava.

Em 1997, quando o seu pai faleceu, a mãe que acreditou sempre que o filho mantinha as suas capacidades cognitivas e que por isso estaria em sofrimento, informou-o da morte do pai. Ele pestanejou, para a mãe isso era um sinal óbvio, para os médicos mais uma vez não foi nada.

Afinal, percebeu-se depois, ao fim de 23 anos, que Ron ouvia, via, tinha o raciocínio intacto, apenas o seu corpo não conseguia dar qualquer manifestação disso.
Estava prisineiro de si mesmo, com a consciência perfeita de tudo o que estava à sua volta.

Só a sua mãe percebia que algo estava mal no diagnóstico oficial! E como disse aos jornais: "Quando se acredita nunca se deve desistir"



Transcrevo a seguir o artigo publicado no "Publico" que resume muito bem este terrível drama humano!

"Em 1983, Rom Houben, então um jovem estudante de engenharia e amante de desportos de combate, sofreu um acidente de viação. O seu coração parou e o seu cérebro ficou privado de oxigenação durante vários minutos. A partir dessa altura o seu corpo ficou paralisado e oficialmente em coma. Mas o diagnóstico dos médicos foi demasiado precipitado. Apesar de completamente imóvel, Rom conseguia ouvir tudo o que lhe diziam. Ouvia os médicos falarem do seu estado de saúde e ouviu a mãe comunicar-lhe a morte do pai. Ouviu tudo isto sem poder chorar nem mexer a cabeça. Estava consciente e com um cérebro a funcionar, mas nunca conseguiu que o seu corpo comunicasse esse facto.

Tudo mudou há cerca de três anos. O neurologista Steven Laureys, da Universidade de Liege, que decidiu experimentar uma nova abordagem aos doentes em coma, libertou-o da sua tortura. Usando um inovador sistema de monitorização da actividade cerebral através de ressonância magnética percebeu que o caso de Rom era o de um falso coma.

O momento em que descobriram que eu não estava num estado vegetativo, disse Houben, foi como se tivesse nascido outra vez. “Nunca esquecerei o dia em que me ‘descobriram’. Foi o meu segundo nascimento”, disse Rom à revista alemã “Der Spiegel”, que trouxe o caso a público.

Nos últimos três anos Rom Houben, agora com 46, foi submetido a intensas sessões de fisioterapia e já conseguiu recuperar algum movimento. Comunica através de um ecrã táctil, acoplado à sua cadeira de rodas.



Rom explicou que, durante todos estes anos, conseguiu suportar o pesadelo de não poder comunicar o seu estado através da meditação e revivendo episódios passados. “Viajei com os meus pensamentos para o passado, ou então para uma nova existência. Eu era apenas a minha consciência, e nada mais”, disse Rom, que fala quatro línguas.

“Impotente. Extremamente impotente. Inicialmente fiquei revoltado, mas depois aprendi a viver com isso”, recorda agora Rom, citado pela AP.

O neurologista Steven Laureys - que chefia o grupo científico que estuda os estados de coma no hospital universitário de Liege - acredita que este caso é apenas um entre muitos, estimando que possa haver inúmeros falsos comas diagnosticados em todo o mundo. Laureys estima que os doentes em coma são mal diagnosticados com “assustadora regularidade”. De entre 44 doentes que se pensava estarem em coma, 18 deles responderam fisicamente a pedidos de comunicação.

De acordo com o “The Guardian”, os médicos belgas que diagnosticaram Rom como estando em coma usaram a escala Glasgow Coma Scale, internacionalmente aceite. Esta escala monitoriza os movimentos dos olhos e as respostas verbais e motoras. Porém, apesar de terem usado esta escala, falharam em determinar o correcto funcionamento do cérebro do doente.

“A partir do momento em que alguém é diagnosticado como inconsciente, é muito difícil arrancar a pessoa a esse estado”, indicou Laureys ao “Der Spiegel”.

O neurologista indicou ainda que todos os doentes classificados num estado de coma não-reversível, deverão ser “testados dez vezes” e que os comas, tal como o sono, têm diferentes fases que precisam de ser monitorizadas.

Houben espera vir a escrever um livro contando a sua experiência e o seu “renascimento”, indica o "The Guardian"."


Assusta pensar que neste mesmo momento inúmeros seres humanos poderão estar a viver drama idêntico! Drama que a qualquer um de nós, ou aos nossos entes queridos, poderá igualmente acontecer.

Face à evolução da Medicina e da Ciência em geral, creio que podemos acreditar em muita coisa, contudo ter uma fé absoluta nas "verdades" científicas é um risco que se vai comprovando ser demasiado grande e com consequências de sofrimento para além do imaginável.

Chegado a esta fase da minha vida, em que por razões pessoais e familiares me tornei frequentador assíduo de consultórios e hospitais, creio que apesar de ser sempre necessário ouvir atentamente as opiniões médicas, temos que estar alerta, usarmos a nossa própria cabeça e, eventualmente, lutar como fez esta mãe, até ao limite da dissipação total das dúvidas que nos possam surgir!

Ao fim e ao cabo nem os médicos são Deuses, nem nenhuma verdade em Medicina é mais absoluta e segura do que a verdade da Morte.

E por isso, até ela acontecer há sempre uma outra possibilidade, por ínfima que seja...

Contudo, a alternativa à morte também não deverá ser o prolongar de um sofrimento sem esperança...

A necessidade de se perceber bem a situação do doente a a luta por um dignóstico seguro e completo deverá ser uma prioridade para todos nós, enquanto indivíduos e enquanto cidadãos.

Economicismos na Área da saúde, são por isso, do mais estúpido e desumano que pode acontecer numa sociedade civilizada!

10 comentários:

  1. Esta história impressionou-me muito. Nem consigo imaginar o que será o sofrimento deste ser durante tantos anos, custa a crer como se manteve lúcido, por menos pode-se enlouquecer.

    ResponderEliminar
  2. Os meus compatriotas enganaram-se mas reconheceram o erro, o que já é muito bom !
    Há muitas coisas na medicina que ainda estão para descobrir e casos destes obrigam a rever todas as técnicas.
    O Ron Houben é uma pessoa com uma forte personalidade por ter aguentado e aceite isto tudo. Merece uma evolução favorável no seu estado físico !
    É realmente uma história impressionante e um exemplo de persistência tanto dele como da mãe.
    Beijinhos

    Verdinha

    ResponderEliminar
  3. Uma história de vida impressionante e inconcebível de que destaco alguns aspectos que me tocaram bastante e que tão bem descreve no seu excelente artigo:
    A falta de sensibilidade médica para avaliar o coma e a sua evolução;
    A percepção dos pais de Rom Houben e principalmente de sua mãe de que estaria em sofrimento mantendo as suas capacidades cognitivas, o que veio a ser constatado;
    A enorme força vital deste Homem cujo instinto praticamente “sobrenatural” que não o deixou perecer tendo ainda a faculdade mental de conseguir “aprender a viver com isso...”, como humildemente afirmou!
    Por último o acreditar daquela mãe que nunca desistiu de ver o seu filho “renascer”!
    Quanto sofrimento e quanta luta!
    Mais uma vez se prova que a Fé e a Perseverança movem montanhas!
    Bem-haja amigo, pela sua extrema sensibilidade na partilha de casos como este que o definem como um notável ser humano.
    Deixo-lhe um beijinho com toda a minha admiração.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo com senso
    Esta história que aqui traz tão bem documentada é deveras impressionante.
    Ressalto o facto de a Mãe sempre ter acreditado no verdadeiro estado do filho.
    Pode parecer uma frase feita, mas a verdade é que não há como as Mães para conhecerem os filhos.
    Outra coisa que me parece evidente é que a medicina, tal como a ciência,(e outras coisas mais) estão em constante evolução. O que ontem foi uma verdade insofismável, amanhã poderá ser uma inverdade.
    Tem o meu amigo toda a razão quando diz que
    "ter uma fé absoluta nas "verdades" científicas é um risco que se vai comprovando ser demasiado grande e com consequências de sofrimento para além do imaginável."
    É caso para dizer que se deve 'confiar desconfiando'.

    Gostei muito deste post, o que, no fundo, acontece sempre que cá venho.

    Resto de boa semana.

    Beijinho amigo
    Mariazita

    ResponderEliminar
  5. Estou de passagem apenas para desejar um bom fim de semana.

    Vou "viajar" no fim de semana, mas deixo programado um capítulo da Anita .
    Assim continuarei na companhia de todos :)))

    Fica bem.

    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderEliminar
  6. Acompanhei na grande mídia o desfecho deste triste caso. A verdade, meu amigo, é que não estamos preparados para brincar de Deus.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  7. Uants crimes semelhantes serão cometidos sem se ter conhecimento deles??
    Este homem é um herói na sua resistência e no seu humanismo
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meu caro amigo
    Estou passando apenas para deixar um abraço e votos de bom feriado.

    Beijinhos com amizade
    Mariazita

    ResponderEliminar
  9. Este caso revela que a ciência também caminha e avança com equívocos. Tudo aquilo em acreditamos deve ser motivo de constante avaliação e progresso. O espantoso nesta situação, salientado por alguns dos comentários aqui deixados, é a enorme capacidade humana demonstrada pelos intervenientes. O meu apreço por trazeres este tema visto de um ponto de vista tão significativo.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Muitos estamos em coma de vida. Li também exaustivamente sobre isso, e assim se conclui que muitas das nossas certezas, são, afinal, tão relativas... Melhor exemplo do que este? Voltarei ao tema no meu canto, um dia destes.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar