No passado dia 26 de Novembro Mariza esteve em directo, na Rede Globo, em entrevista no Programa do Jô!
Nesse programa interpretou uma canção criada em 1950 pelo grande cantor brasileiro Francisco Alves e que mais tarde, pela voz de Elza Soares e sobretudo pela de Elis Regina, ficaria para sempre imortalizada.
Chama-se essa canção "Cadeira Vazia"!
Aparentemente, de acordo com o decorrer da entrevista, essa sua interpretação terá sido um improviso!
Contudo, todos sabemos que em televisão os improvisos, são normalmente ensaiados, mas o que é certo é que, improviso ou não, a dada altura Mariza perdeu-se na partitura, mas simultaneamente demonstrou que não é por acaso que é a melhor sucedida das cantoras portuguesas, na actualidade!
Para mim, que tenho acompanhado com alguma curiosidade a sua carreira e as críticas que ela levanta junto dos mais tradicionalistas do fado (a que se pode chamar mais propriamente despeito), ela teve com esta interpretação de "Cadeira Vazia" uma verdadeira prova de fogo, que ultrapassou brilhantemente, apesar dos precalços pelo meio.
Termino pois com música a duas vozes e, naturalmente, com esta "Cadeira Vazia"! Primeiro com Mariza, no referido programa de Jô Soares:
E depois com a insuperável Elis Regina, que começa esta canção limpando as lágrimas da sua emoção, após ter interpretado magistralmente uma das mais intensas obras de Chico Buarque: "Atrás da Porta".
Não consigo pois resistir a colocar aqui as duas canções, exactamente na sequência em que foram apresentadas em 1980, pela saudosa "Pimentinha":
Atrás da porta
Cadeira Vazia
Há 14 anos
Desculpa-me, meu bom amigo...
ResponderEliminarEu até gosto da Mariza, mas esta canção não é para ela.
É na voz da inesquecível Elis que esta música toma conta de nós.
E tens toda a razão de teres posto a sequência das suas duas canções, já que é perfeitamente comovente a forma como ela interpreta "Atrás da porta".
Abraço.
É sempre um prazer passar pelo teu blogue. Gosto muito da Mariza mas a inesquecível Elis Regina está triunfal nesta canção.
ResponderEliminarBem-hajas!
Beijinhos
Acho que para "improviso" está fantastico embora é interessante este paralelo entre estes monstros da musica onde a vós inconfundivei de Elis regina realmente é fantastica. Parabens pelo seu brilhante Post ficou muito bom.
ResponderEliminarParabens adorei
Meu caro com senso
ResponderEliminarJá conhecia o vídeo da Mariza, recebi-o por email, dum amigo brasileiro.
Tenho que dizer o que penso: Gosto imenso da Mariza, tenho vários (se não todos) os CD's dela - Este é o primeiro ponto.
Segundo ponto - Esta canção...é da Elis Regina, e ponto final.
Obrigada pelos dois vídeos da Elis (o outro já conhecia...).
Um post muito bom - como é habitual :)
Uma noite feliz e uma linda semana .
Beijinhos
Mariazita
Adorei
ResponderEliminaro post, a música.
Gosto muito da tua forma de escrever.
Como sou fã da Elis, já transportei a cadeira vazia lá para o meu cantinho.
Bjs
Mais uma ocasião em que se "lê" e escuta boa música neste blogue.
ResponderEliminarAbraço!
Estou emocionada com estas fabulosas interpretações da Elys, a grande, a perfeita Elys! E nada mais a propósito, amigo, pois estou a dois dias de embarcar para o Rio.Agradeço-te do coração este "aperitivo"!
ResponderEliminar(Quanto à Mariza, é uma grande intérprete e fez muito boa figura)
Um abraço de até Janeiro:))