E estando aqui tão perto é para mim estranho que não seja mais conhecida no nosso País aquela que é considerada a “voz de Valência”. Falo de Francisco, de seu nome completo Francisco González Sarriá. Uma voz verdadeiramente excepcional.

As versões mais populares e conseguidas dos Hinos da Comunidade de Valência e das festas da cidade as “Fallas” estão na sua voz.
Não será apenas Francisco que é pouco conhecido em Portugal, o mesmo acontece com a maioria dos intérpretes espanhóis que infelizmente desde os anos 70 deixaram de passar nas nossas rádios e televisões.
Bom, mas a verdade é que mesmo em Espanha Francisco, apesar de ser muito conhecido e prestigiado, não é propriamente um artista comercializável.
Vindo de uma família muito pobre e tendo uma voz poderosíssima o seu caminho artístico iniciou-se na música ligeira, quando seria óbvio que estava talhado para uma carreira no canto lírico.
Acabou assim por lhe acontecer o inevitável, no mundo da música popular:
Foi quase sempre um peixe fora de água, com poucos autores capazes de escrever para a sua voz. Uma voz que, infelizmente, para editoras, autores e boa parte do público parece ter surgido já fora tempo!
Vejamo-lo aqui no inicio da sua carreira, com pouco mais de 20 anos e uma voz excepcionalmente madura para a sua idade, numa altura em que já usava o seu nome próprio “Francisco” como nome artístico, isto após ter iniciado a sua carreira sob o nome de FRANGO, nome retirado das iniciais do seu nome próprio e do seu apelido paterno.
Apesar de não conseguir ser popular junto do público da sua própria idade e de vender poucos discos, em regra acabava por vencer todos os concursos para cantores, sendo igualmente o único artista a ganhar por duas vezes o Festival da OTI…. O que, diga-se de passagem, não é propriamente uma credencial de peso.
Remeteu-se pois a cantar versões de canções de outros artistas, normalmente bem escolhidas, mas tendo com isso sucessos limitados, em segunda mão, digamos assim.
Quando, após anos de estudo com Monserrat Caballé, tornou-se num dos seus alunos preferidos, acedendo então ao canto lírico, ao lado da própria Caballé em vários recitais por toda a Espanha.
Contudo,o preconceito do meio operático e do respectivo público, nunca deu as oportunidades necessárias a este cantor que vinha da música ligeira, fechando os olhos às suas qualidades.
Este acolhimento frio retirou-lhe a vontade de prosseguir por esse caminho, aonde apenas ocasionalmente faz incursões.
É um daqueles casos de artista que levará toda a vida a ser considerado como uma promessa para um futuro que nunca mais chega. Um artista com muito prestígio, que é aplaudido de pé sempre que actua, mas que não vende, nem é considerado como estando na música ligeira ou no campo clássico…
Acontece... Já aconteceu com outros cantores, desde Claudio Villa em Itália a Luis Piçarra em Portugal e é um desperdício!
Deixo estes dois vídeos, onde as suas qualidades como cantor são por demais óbvias e merecedoras de serem divulgadas no nosso País:
E até à segunda quinzena de Outubro!
Voz poderosa, presença agradável, não compreendo a razão de não ser comercial.
ResponderEliminarObrigado pela partilha e os votos de umas excelentes férias.
Boas férias!
ResponderEliminarGosto de Amapola.
Obrigada por mais este cantor que me "ofereces"!
ResponderEliminarE que as férias sejam excelentes:)) Valencia é uma cidade interessantíssima, rica em cultura e tradição, onde tenho bons amigos e que ando para visitar há 2 anos...
Amigo In-Senso,
ResponderEliminarEste momento comoveu-me.
Em Espanha, em Portugal, como em tantos outros países, salvo raras excepções, perdem-se grandes talentos em benefício de outros que por vezes não entendemos o porquê dos seus sucessos.
Não conhecia o Francisco e fiquei fascinada ao ouvir a sua portentosa voz.
Grata por mais uma vez dar a conhecer alguém que deveria ter um lugar de destaque no meio artístico.
Desejo-lhe excelentes férias.
Um beijinho.
Ailime
Mas que maravilha de voz!!!!! Bom "descobrir" talentos assim... Maravilhosas férias e até breve(Acabei de voltar do Rio)!
ResponderEliminarVisitei demoradamente o blog e extasiei de admiração pela sua autêntica enciclopédia musical.
ResponderEliminarOs meus sinceros parabéns!
Abraço
Meu caro Com senso
ResponderEliminarAdorei estes vídeos. Não conhecia.
Francisco tem, de facto, uma voz excepcioal, e canta lindamente.
Merecia, sim, ter maior sucesso.
Não será o caso de lhe faltar, por trás, uma máquina promocional?
Nos meios artísticos isso é muito importante.
Eu continuo com pouco tempo disponível; por uma lado por causa do lançamento do livro, a 13 de Novembro, por outro lado problemas de saúde do meu marido, com idas ao hospital, etc., etc. Mas tudo há-de entrar nos eixos, se Deus quiser.
Desejo que as férias decorram da melhor maneira possível. Aproveite ao máximo, e volte retemperado.
Até sempre. Beijinhos amigos
Meu caro com senso
ResponderEliminarMuito obrigada pela sua sua visita à "CASA", pelo comentário, excelente, e pelos seus votos de saúde.
De facto a altura não é das melhores (para a falta de saúde a altura é sempre má...)especialmente pelo tempo que se gasta com as idas ao hospital. Mas... pela saúde fazemos tudo, não é verdade?
Não falei neste assunto no blog, e poucas pessoas sabem, mas posso dizer-lhe que o meu marido foi operado a um sinal nas costas, e como o resultado da análise deu positivo, teve que ser submetido a uma 2ª.cirurgia no IPO, para "alargamento das margens", por segurança. O resultado desta segunda intervenção, e também dum gânglio extraído, foi negativo. O problema, agora, está em que a cicatrização não está a fazer-se tão bem como seria desejável, o que nos tem levado a ir lá duas vezes por semana.Como vivo em Almada, o trânsito na ponte, às vezes, faz-nos perder bastante tempo. Mas tenho fé que as coisas se resolverão em breve.
Não o maço mais. Continuação de boa semana.
Beijinhos com amizade
Thanks :)
ResponderEliminar--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта in-senso.blogspot.com
Meu caro senso
ResponderEliminarPassei para ver se havia novidades, pois parece-me que o meu "avisador" nem sempre funciona bem.
Como dizia no seu último post que ia ausentar-se por alguns dias, e já passou mais de um mês... interrogo-me se algo menos bom estará a acontecer (esperando que não!)
No próximo sábado é o lançamento do meu livro, e gostaria IMENSO de contar com a sua presença.
Será que vai dar? Oxalá.
Beijinhos muito amigos.
Meu caro amigo Com senso
ResponderEliminarFiquei um pouco “perturbada” com as suas notícias.
Imaginava que a sua ausência, ou pouca frequência na blogosfera, se devesse a problemas com a saúde da senhora sua Mãe.
Afinal, há também problemas com a sua própria saúde, o que me deixa preocupada.
Nos tempos que correm as preocupações a nível profissional são inúmeras, e muitos os afectados. Faço votos sinceros para que consiga ultrapassar tudo e, (com um pouco de egoísmo…) possa voltar ao nosso convívio regular.
O Lançamento do meu livro correu muito bem, felizmente (apenas lamentando a sua ausência).
Estou a aguardar que o fotógrafo me entregue as fotos (prometeu-mas para quarta-feira) para fazer um post alusivo ao acontecimento.
Quanto ao livro, se o meu amigo quiser posso enviar-lhe os que desejar (para si autografado), bastando para tal que me envie a morada para onde deseja que o envio seja feito.
Encontra o meu email no perfil do meu blog.
Demorará ainda uns dias já que os 50 que recebi para o lançamento foram todos vendidos, ficando ainda em falta cerca de 40 que já encomendei ao editor.
Já perguntei (ao editor), pelo menos duas vezes, em que lojas se poderá adquirir o meu livro. Até agora não me deu resposta, provavelmente porque ainda não o pôs à venda )))
Meu amigo, vou pôr fim a este “testamento” desejando, DE CORAÇÃO, que as dificuldades por que agora está atravessando cessem rapidamente, e tudo volte à normalidade.
Um grande abraço de amizade e beijinhos
Amapola, só mesmo uma versão do Roberto Carlos, acho... Sobre este cantor, não conhecia.
ResponderEliminarMeu caro amigo
ResponderEliminarOntem enviei-lhe email, mas como não sei se costuma abrir o seu Outlook com frequência, resolvi transcrever para aqui o seu conteúdo, na medida em que necessito de uma resposta URGENTE:
"Meu caro amigo
Finalmente (!!!) recebi ontem os livros do editor.
Estive a preparar algumas encomendas para o correio, e, quando chegou a sua vez, verifiquei que não tenho a sua morada.
Peço-lhe, pois, o favor de ma enviar, para que os seus livros possam seguir para o correio na próxima quinta feira (já que amanhã é feriado e os correios estão fechados).
Fico aguardando notícias.
Um abraço amigo e
Beijinhos
Amigo In-Senso,
ResponderEliminarPasso para o cumprimentar e desejar que esteja bem.
Por vezes penso na saúde dos seus queridos pais e como já estamos em Dezembro quero deixar-lhe um abraço de solidariedade, pedindo ao Senhor que o ajude naquilo que possa fazer para minorar o sofrimento que envolverá a vossa Família.
Desculpe, mas tenho estranhado a sua ausência.
Com cordialidade,
Ailime
Amigo,
ResponderEliminarLi neste momento os comentários acima de Mariazita e só desejo que esteja a ser forte para que com a ajuda de Deus ultrapasse da melhor forma possível os momentos menos bons por que está a passar.
Que Jesus traga um pouco mais de alegria ao seu coração e de sua Família.
Um beijinho.
Ailime