sexta-feira, outubro 01, 2010

FRANGO

Vou partir dentro de poucas horas para uma breve estadia na cidade de Valência, a terceira cidade de Espanha.

E estando aqui tão perto é para mim estranho que não seja mais conhecida no nosso País aquela que é considerada a “voz de Valência”. Falo de Francisco, de seu nome completo Francisco González Sarriá. Uma voz verdadeiramente excepcional.



As versões mais populares e conseguidas dos Hinos da Comunidade de Valência e das festas da cidade as “Fallas” estão na sua voz.

Não será apenas Francisco que é pouco conhecido em Portugal, o mesmo acontece com a maioria dos intérpretes espanhóis que infelizmente desde os anos 70 deixaram de passar nas nossas rádios e televisões.

Bom, mas a verdade é que mesmo em Espanha Francisco, apesar de ser muito conhecido e prestigiado, não é propriamente um artista comercializável.

Vindo de uma família muito pobre e tendo uma voz poderosíssima o seu caminho artístico iniciou-se na música ligeira, quando seria óbvio que estava talhado para uma carreira no canto lírico.

Acabou assim por lhe acontecer o inevitável, no mundo da música popular:

Foi quase sempre um peixe fora de água, com poucos autores capazes de escrever para a sua voz. Uma voz que, infelizmente, para editoras, autores e boa parte do público parece ter surgido já fora tempo!

Vejamo-lo aqui no inicio da sua carreira, com pouco mais de 20 anos e uma voz excepcionalmente madura para a sua idade, numa altura em que já usava o seu nome próprio “Francisco” como nome artístico, isto após ter iniciado a sua carreira sob o nome de FRANGO, nome retirado das iniciais do seu nome próprio e do seu apelido paterno.



Apesar de não conseguir ser popular junto do público da sua própria idade e de vender poucos discos, em regra acabava por vencer todos os concursos para cantores, sendo igualmente o único artista a ganhar por duas vezes o Festival da OTI…. O que, diga-se de passagem, não é propriamente uma credencial de peso.

Remeteu-se pois a cantar versões de canções de outros artistas, normalmente bem escolhidas, mas tendo com isso sucessos limitados, em segunda mão, digamos assim.

Quando, após anos de estudo com Monserrat Caballé, tornou-se num dos seus alunos preferidos, acedendo então ao canto lírico, ao lado da própria Caballé em vários recitais por toda a Espanha.

Contudo,o preconceito do meio operático e do respectivo público, nunca deu as oportunidades necessárias a este cantor que vinha da música ligeira, fechando os olhos às suas qualidades.

Este acolhimento frio retirou-lhe a vontade de prosseguir por esse caminho, aonde apenas ocasionalmente faz incursões.

É um daqueles casos de artista que levará toda a vida a ser considerado como uma promessa para um futuro que nunca mais chega. Um artista com muito prestígio, que é aplaudido de pé sempre que actua, mas que não vende, nem é considerado como estando na música ligeira ou no campo clássico…

Acontece... Já aconteceu com outros cantores, desde Claudio Villa em Itália a Luis Piçarra em Portugal e é um desperdício!

Deixo estes dois vídeos, onde as suas qualidades como cantor são por demais óbvias e merecedoras de serem divulgadas no nosso País:





E até à segunda quinzena de Outubro!

15 comentários:

  1. Voz poderosa, presença agradável, não compreendo a razão de não ser comercial.
    Obrigado pela partilha e os votos de umas excelentes férias.

    ResponderEliminar
  2. Boas férias!
    Gosto de Amapola.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por mais este cantor que me "ofereces"!
    E que as férias sejam excelentes:)) Valencia é uma cidade interessantíssima, rica em cultura e tradição, onde tenho bons amigos e que ando para visitar há 2 anos...

    ResponderEliminar
  4. Amigo In-Senso,
    Este momento comoveu-me.
    Em Espanha, em Portugal, como em tantos outros países, salvo raras excepções, perdem-se grandes talentos em benefício de outros que por vezes não entendemos o porquê dos seus sucessos.
    Não conhecia o Francisco e fiquei fascinada ao ouvir a sua portentosa voz.
    Grata por mais uma vez dar a conhecer alguém que deveria ter um lugar de destaque no meio artístico.
    Desejo-lhe excelentes férias.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Mas que maravilha de voz!!!!! Bom "descobrir" talentos assim... Maravilhosas férias e até breve(Acabei de voltar do Rio)!

    ResponderEliminar
  6. Visitei demoradamente o blog e extasiei de admiração pela sua autêntica enciclopédia musical.

    Os meus sinceros parabéns!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Com senso
    Adorei estes vídeos. Não conhecia.
    Francisco tem, de facto, uma voz excepcioal, e canta lindamente.
    Merecia, sim, ter maior sucesso.
    Não será o caso de lhe faltar, por trás, uma máquina promocional?
    Nos meios artísticos isso é muito importante.

    Eu continuo com pouco tempo disponível; por uma lado por causa do lançamento do livro, a 13 de Novembro, por outro lado problemas de saúde do meu marido, com idas ao hospital, etc., etc. Mas tudo há-de entrar nos eixos, se Deus quiser.

    Desejo que as férias decorram da melhor maneira possível. Aproveite ao máximo, e volte retemperado.

    Até sempre. Beijinhos amigos

    ResponderEliminar
  8. Meu caro com senso
    Muito obrigada pela sua sua visita à "CASA", pelo comentário, excelente, e pelos seus votos de saúde.
    De facto a altura não é das melhores (para a falta de saúde a altura é sempre má...)especialmente pelo tempo que se gasta com as idas ao hospital. Mas... pela saúde fazemos tudo, não é verdade?
    Não falei neste assunto no blog, e poucas pessoas sabem, mas posso dizer-lhe que o meu marido foi operado a um sinal nas costas, e como o resultado da análise deu positivo, teve que ser submetido a uma 2ª.cirurgia no IPO, para "alargamento das margens", por segurança. O resultado desta segunda intervenção, e também dum gânglio extraído, foi negativo. O problema, agora, está em que a cicatrização não está a fazer-se tão bem como seria desejável, o que nos tem levado a ir lá duas vezes por semana.Como vivo em Almada, o trânsito na ponte, às vezes, faz-nos perder bastante tempo. Mas tenho fé que as coisas se resolverão em breve.

    Não o maço mais. Continuação de boa semana.
    Beijinhos com amizade

    ResponderEliminar
  9. Thanks :)
    --
    http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
    для сайта in-senso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Meu caro senso
    Passei para ver se havia novidades, pois parece-me que o meu "avisador" nem sempre funciona bem.
    Como dizia no seu último post que ia ausentar-se por alguns dias, e já passou mais de um mês... interrogo-me se algo menos bom estará a acontecer (esperando que não!)

    No próximo sábado é o lançamento do meu livro, e gostaria IMENSO de contar com a sua presença.
    Será que vai dar? Oxalá.

    Beijinhos muito amigos.

    ResponderEliminar
  11. Meu caro amigo Com senso
    Fiquei um pouco “perturbada” com as suas notícias.
    Imaginava que a sua ausência, ou pouca frequência na blogosfera, se devesse a problemas com a saúde da senhora sua Mãe.
    Afinal, há também problemas com a sua própria saúde, o que me deixa preocupada.
    Nos tempos que correm as preocupações a nível profissional são inúmeras, e muitos os afectados. Faço votos sinceros para que consiga ultrapassar tudo e, (com um pouco de egoísmo…) possa voltar ao nosso convívio regular.

    O Lançamento do meu livro correu muito bem, felizmente (apenas lamentando a sua ausência).
    Estou a aguardar que o fotógrafo me entregue as fotos (prometeu-mas para quarta-feira) para fazer um post alusivo ao acontecimento.

    Quanto ao livro, se o meu amigo quiser posso enviar-lhe os que desejar (para si autografado), bastando para tal que me envie a morada para onde deseja que o envio seja feito.
    Encontra o meu email no perfil do meu blog.
    Demorará ainda uns dias já que os 50 que recebi para o lançamento foram todos vendidos, ficando ainda em falta cerca de 40 que já encomendei ao editor.
    Já perguntei (ao editor), pelo menos duas vezes, em que lojas se poderá adquirir o meu livro. Até agora não me deu resposta, provavelmente porque ainda não o pôs à venda )))

    Meu amigo, vou pôr fim a este “testamento” desejando, DE CORAÇÃO, que as dificuldades por que agora está atravessando cessem rapidamente, e tudo volte à normalidade.

    Um grande abraço de amizade e beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amapola, só mesmo uma versão do Roberto Carlos, acho... Sobre este cantor, não conhecia.

    ResponderEliminar
  13. Meu caro amigo
    Ontem enviei-lhe email, mas como não sei se costuma abrir o seu Outlook com frequência, resolvi transcrever para aqui o seu conteúdo, na medida em que necessito de uma resposta URGENTE:

    "Meu caro amigo

    Finalmente (!!!) recebi ontem os livros do editor.

    Estive a preparar algumas encomendas para o correio, e, quando chegou a sua vez, verifiquei que não tenho a sua morada.

    Peço-lhe, pois, o favor de ma enviar, para que os seus livros possam seguir para o correio na próxima quinta feira (já que amanhã é feriado e os correios estão fechados).

    Fico aguardando notícias.

    Um abraço amigo e
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Amigo In-Senso,
    Passo para o cumprimentar e desejar que esteja bem.
    Por vezes penso na saúde dos seus queridos pais e como já estamos em Dezembro quero deixar-lhe um abraço de solidariedade, pedindo ao Senhor que o ajude naquilo que possa fazer para minorar o sofrimento que envolverá a vossa Família.
    Desculpe, mas tenho estranhado a sua ausência.
    Com cordialidade,
    Ailime

    ResponderEliminar
  15. Amigo,
    Li neste momento os comentários acima de Mariazita e só desejo que esteja a ser forte para que com a ajuda de Deus ultrapasse da melhor forma possível os momentos menos bons por que está a passar.
    Que Jesus traga um pouco mais de alegria ao seu coração e de sua Família.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar